Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Junho de 2016 às 19:18
Por: Viviane Saggin | Da Assessoria Seduc-MT

    Imprimir


Seduc-MT

Vivenciar in loco os conhecimentos teóricos sobre matas ciliares, Áreas de Preservação Permanente (APP), mananciais, recuperação de áreas degradadas e árvores bioindicadoras de água. Este foi o objetivo da aula de campo ofertada para a turma do Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola estadual Doutor Arnaldo Estevão de Figueiredo, no município de Tesouro (365 Km a sudeste da capital).

Sob orientação do professor Wilson Januário da Silva, os estudantes de biologia percorreram aproximadamente 35 Km divididos em cinco pontos para estudos, fortalecendo na prática as discussões abordadas nas salas de aulas. As aulas terminaram no distrito de Batovi, com almoço na Escola Estadual Filinto Muller e apoio da direção da unidade escolar.

A experiência inovadora fortaleceu o aprendizado e inseriu metodologia atrativa para o conhecimento encerrando assim a semana do Meio Ambiente. “A importância da educação ambiental na sociedade e nas salas de aulas é um assunto fundamental para a vida de todos. Constantemente encontrarmos situações em que pessoas presentes no meio social não conseguem exatamente entender quais os verdadeiros e as proporções do mau uso dos recursos ambientais do nosso planeta”, afirma o biólogo Wilson Januário.

De acordo com ele, a aula prática de biologia é um projeto que deve sair da sala de aula. “Conduzir os alunos a um conhecimento de perto in loco aos temas que foram abordados em sala. Dessa forma proporciona o estudante ser mais crítico e consciente sobre a importância e o porquê de preservar e respeitar o ambiente que vivemos como um todo”, avalia.

Participação

A iniciativa do professor conta com o apoio da direção da escola e da Secretaria Municipal de Educação. Mais do que isso, agrada os estudantes.

Para Gefferson Rafael Gonçalves de Campos, 44 anos, aluno do 3º ano do ensino médio (EJA), a aula de biologia, relacionada ao meio ambiente, traz mais experiência sobre a importância da preservação ambiental. “Conheci de perto os temas que foram abordados em sala, tenho certeza de que somente com a Educação Ambiental é que poderemos salvar o nosso Planeta e a sua biodiversidade. Foi um dia de aprendizado diferente por isso passei a gostar mais do meio ambiente”, observa.

A estudante Valdenora Dias Souza, 46 anos, do 2º ano do Ensino Médio (EJA), diz que ficou mais esclarecida sobre a importância da educação ambiental e que os temas devem ser abordados constantemente não somente nas salas de aulas, mas em todos os segmentos sociais. “Aprendi muito com a explicação do professor, foi uma experiência inovadora, entendi que para salvar o nosso planeta, principalmente do Aquecimento Global, é preciso que cada um de nós faça a sua parte, principalmente respeitar todos os recursos naturais”, frisa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420734/visualizar/