Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Setembro de 2016 às 18:09
Por: Veja.com

    Imprimir


(Istock/Getty Images)
As flores da primavera trazem uma explosão de pólen que se torna um problema para o alérgicos e podem desencadear a chamada
As flores da primavera trazem uma explosão de pólen que se torna um problema para o alérgicos e podem desencadear a chamada "rinite sazonal".

A chegada da primavera nesta quinta-feira pode significar o início de um grande desconforto para os alérgicos: a rinite sazonal. Isso porque a presença das flores causa uma espécie de “explosão de pólen” que desencadeia os sintomas incômodos da irritação: coriza, dificuldade para respirar, espirros frequentes e muita coceira no nariz e olhos. As informações são do portal Ig.

“Para evitar que estes sintomas se agravem, devemos manter os ambientes limpos, arejados, fazer boa higienização nasal com soluções salinas e procurar um especialista caso os sintomas se agravem.”, recomenda Ulisses José Ribeiro, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz, em entrevista ao Ig.

A rinite alérgica é a forma mais comum de rinite, uma reação imunológica causada pelo contato de agentes alérgenos com o revestimento do nariz que afeta 40 milhões de brasileiros de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). O problema é causado por uma reação do sistema imunológico a pó, bolor, pólen, ervas, árvores e animais, principalmente.

No caso dos alérgicos ao pólen a recomendação, segundo o coordenador técnico do projeto social Brasil Sem Alergia, Marcello Bossois em entrevista aoIg, é “fechar as janelas e usar mais o ar condicionado, porque ele acaba filtrando o pólen”, principalmente para quem mora em regiões próximas a florestas, nas regiões sudeste e sul. “Sem de esquecer de lavar com frequência os filtros do ar para não ter outros problemas.”, ressalta.

Outra recomendação é não secar a roupa ao ar livre, para evitar seu contato com o pólen. Na hora de lavar as narinas com soro, o melhor é deixar o líquido morno – nunca quente – para que não haja choque com a temperatura do organismo. Para aqueles com rinite causada por ácaro e que, portanto, têm sintomas da doença praticamente o ano todo, Bossois recomenda abrir as janelas para arejar o ambiente.

O grande problema é que a rinite causa o aumento das secreções nasais e, se não tratada corretamente, elas podem ser infectadas por bactérias ou fungos e a alergia pode evoluir para doenças mais graves como asma, faringite, laringite ou até rinoconjuntivite alérgica. O nariz tem terminações nervosas que ligam o órgão aos olhos, então uma conjuntivite, por exemplo, pode estar relacionada a uma inflamação no nariz, explica o coordenador.

“Pessoas com hipersensibilidade ao pólen e que sofrem muito com os sintomas na primavera podem realizar uma imunoterapia. A vacina serve para que, quando entrar essa época do ano, não haja o problema”, completa Bossois.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/422390/visualizar/