Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 22 de Fevereiro de 2017 às 21:51
Por: Gustavo Nascimento e Helson França | Seduc-MT

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) já recebeu mais de 29 mil matrículas de novos estudantes e transferências para o ano letivo de 2017, em 381 escolas da rede estadual. O processo de matrículas pela internet vai até a próxima sexta-feira (24.02).

Conforme a Gerência de Gestão Escolar da Seduc, neste ano estão sendo disponibilizadas mais de 70 mil novas vagas. Na terça-feira (21.02), primeiro dia de matrículas, 28.516 solicitações foram cadastradas. Na primeira hora da manhã desta quarta-feira (22.02), a Seduc já havia registrado mais 1.759 matrículas.

Conforme o gerente de Suporte à Gestão Escolar, Hesloan Maia, em algumas das escolas mais procuradas, como o Liceu Cuiabano, em Cuiabá, o número de vagas foi preenchido em menos de 15 minutos. Contudo, outras escolas tradicionais, como o Caso da EE André Avelino, na região do CPA, em Cuiabá, ainda possuem vagas abertas.

“A nossa recomendação é que os pais procurem sempre escolas mais próximas de seus domicílios e, caso não encontrem vagas disponíveis, vão aumentando o raio de procura”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o Governo oferece um número maior de vagas que a demanda estimada de alunos para que nenhum estudante fique sem vaga. “Essa hipótese não existe, em Mato Grosso nenhum aluno fica sem vaga para estudar”, disse o secretário.

Matrícula web

Para solicitar uma vaga, pais ou responsáveis devem realizar primeiramente um cadastro simples. É necessário acessar o endereço eletrônico matricula.seduc.mt.gov.br, criar usuário (e-mail) e login, preencher dados pessoais (CPF e RG) e telefone para contato.

Caso o interessado já tenha realizado alguma solicitação anterior, o usuário continua o mesmo e, na situação de a senha ser esquecida, existe a opção de recuperação. Realizado o cadastro, o segundo passo será efetuar a solicitação de matrícula no sistema.

Segundo Hesloan, se os pais ou responsáveis não tiverem acesso a pontos de internet, podem se deslocar até as unidades escolares para solicitar auxílio. Contudo, todas as matrículas são realizadas online.

Após solicitar a vaga, os responsáveis necessitam ir até a unidade escolar selecionada para efetivar o registro com entrega dos documentos do estudante.

As matrículas são destinadas apenas às 381 escolas que aderiram à paralisação de 2016 e encerraram o ano letivo no dia 31 de janeiro de 2017.

As unidades do Sistema EJA Brasil (Seja), escolas do campo e indígenas, e escolas especiais de Cuiabá e Várzea Grande não estão inseridas neste processo. Nestes casos, a inscrição é feita na própria unidade.

Ensino em tempo integral

As 14 escolas estaduais que contarão com ensino em tempo integral a partir deste ano também estão com as matrículas abertas. Mas, nesses casos, os cadastros são realizados nas próprias unidades de ensino, devido às diferenças na matriz curricular.

Pais e responsáveis pelos estudantes podem comparecer às unidades para conhecer a metodologia mais detalhadamente e já efetuar as matrículas.

Os documentos necessários para inscrição dos alunos no ano letivo de 2017 são: atestado de transferência ou histórico escolar; cópia de RG e CPF; cópia de comprovante de endereço; uma foto 3/4 e uma cópia da certidão de nascimento.

Juntas, as 14 escolas ofertam cinco mil vagas para estudantes do Ensino Médio. As unidades foram escolhidas para receber o modelo de ensino após um criterioso trabalho de seleção feito por técnicos da Seduc. A equipe realizou vistorias para análise das estruturas e, sobretudo, estabelecer diálogos com a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores e diretores.

No ensino de período integral, os estudantes recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche) e passam a ter um acompanhamento mais próximo por parte dos professores e comunidade escolar, para reforço do conteúdo ofertado em sala de aula.

Dúvidas sobre o processo de matrículas podem ser esclarecidas pelos telefones (65) 3613-6389 ou 0800 65 1717.

Confira as escolas que ofertam Ensino Médio em tempo integral:

Escola Estadual Rafael Rueda - Cuiabá

Escola Estadual José de Mesquita - Cuiabá

Escola Estadual Cleinia Rosalina - Cuiabá

Escola Estadual Padre João Panarotto - Cuiabá

Escola Estadual Antônio Epaminondas - Cuiabá

Escola Estadual Nilo Póvoas - Cuiabá

Escola Estadual Honório Rodrigues de Amorim - Várzea Grande

Escola Estadual João Sato - Araputanga

Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes - Rondonópolis

Escola Estadual Pindorama - Rondonópolis

Escola Estadual André Antônio Maggi - Rondonópolis

Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim - Rondonópolis

Escola Estadual Nossa Senhora da Guia - Barra do Garças

Escola Estadual Mário Spinelli - Sorriso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423329/visualizar/