Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Março de 2017 às 16:41
Por: Diego Frederici/Folha Max

    Imprimir


A deputada estadual Janaína Riva (PMDB), confirmou em transmissão ao vivo em sua página oficial do Facebook na tarde desta sexta-feira (17), que a CPI do MT Prev, proposta na última semana e que continha a assinatura de 10 deputados não será mais instalada na Assembleia Legislativa. A parlamentar denunciou uma manobra do Governo com a base aliada, que culminou com a retirada das assinaturas dos deputados Guilherme Maluf (PSDB), Adriano Silva (PSB) e Eduardo Botelho (PSB).

Na transmissão, a parlamentar ainda apresentou o requerimento para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os últimos 22 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), que corresponde ao período em que seu pai, ex-deputado José Riva, comandou o poder e ainda os dois anos da gestão do atual primeiro-secretário, deputado Guilherme Maluf. A CPI proposta foi “sugerida” publicamente pelo governador Pedro Taques (PSDB), quando questionado sobre a possibilidade da instauração da CPI do MT Prev.

Segundo Janaína Riva a investigação sobre o MT Prev, que precisava da assinatura de pelo menos oito parlamentares, foi esvaziada pois “o senhor governador pediu que seus deputados retirassem as assinaturas”. O requerimento para as diligências que verificariam o rombo nos recursos de aposentadoria dos servidores públicos estaduais possuía 10 nomes de parlamentares.

Janaína explicou que os deputados impuseram algumas questões para que a CPI fosse instalada. A principal, era que a peemedebista não fizesse parte da comissão. “Eu cheguei a abrir mão da presidência, já que regimentalmente teria dito, pois fui a propositora da CPI. Agora, não participar das investigações eu não aceitei”, lamentou.

Agora, restam sete assinaturas, o que inviabiliza a criação da CPI. “O deputados Oscar Bezerra e Zé Domingos Fraga, para fazer Justiça, me disseram que não iriam retirar a assinatura mesmo que o Governo pedisse, assim como os meus colegas de oposição Zeca Viana, Valdir Barranco e Allan Kardec”.

A deputada do PMDB disse acreditar que o governo do Estado não possui interesse na abertura da CPI do MT Prev pois o dinheiro que deveria ser utilizado para o pagamento de aposentadoria dos servidores públicos pode estar sendo desviado. “Recebi uma denúncia de que estão usando o dinheiro do MT Prev para pagar salários e despesas do poder executivo, o que é ilegal”.

Mesmo com o esvaziamento da CPI do MT Prev, Janaína Riva anunciou que irá protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPE-MT) sobre a origem do rombo bilionário nos recursos de aposentadoria dos servidores públicos estaduais.

Ao final da transmissão, a parlamentar afirmou que o rombo e as denúncias de utilização indevida dos recursos públicos do MT Prev “não poderão ser investigadas por mim, mas enviarei ao Ministério Público. Espero que Mato Grosso tenha esse respaldo ao menos do Ministério Público e da Justiça já que da Assembleia Legislativa o povo não tem”.

CPI DO RIVA E MALUF

Ao propor a CPI para investigar o rombo de R$ 500 milhões na Assembleia Legislativa, a parlamentar solicitou já no requerimento de abertura da CPI a convocação de seu pai, o ex-presidente da Casa, José Geraldo Riva (sem partido). “Ele vem fornecendo elementos de confissão a Justiça Estadual alegando que houve sim na Assembleia gastos indevidos no parlamento”.

Além de seu pai, a ex-deputada já sugeriu as convocações de todos os ex-presidentes e primeiros-secretários da Assembleia. Também deverão prestar esclarecimentos os ex-secretários de Finanças, Geral, de Patrimônio e ainda procuradores-gerais. “Vou apresentar esse requerimento por lideranças partidárias e a primeira assinatura será a minha, governador”, avisou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423509/visualizar/