Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 20 de Março de 2017 às 07:00
Por: Douglas Trielli/Mídia News

    Imprimir


Marcus Mesquita/MidiaNews
A deputada Janaina Riva, que defende nome de consenso para cadeira do TCE
A deputada Janaina Riva, que defende nome de consenso para cadeira do TCE

A deputada Janaina Riva (PMDB) defendeu que os colegas de Parlamento cheguem a um único nome para concorrer à indicação do substituto para a vaga do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Humberto Bosaipo, que renunciou ao cargo em 2014.

Até o momento, três deputados se colocaram no pleito. O primeiro foi José Domingos Fraga (PSD), seguido de Guilherme Maluf (PSDB) e, por último, Sebastião Rezende (PSC). Todos são membros da base do governador Pedro Taques (PSDB).

Para Janaina, uma disputa poderá criar um “clima de animosidade” entre os parlamentares.

“Se eles decidirem disputar a vaga, é um direito. Mas vai criar um clima de animosidade forte dentro da Casa. E é isso que os deputados não querem que ocorra. Eu defendo que tenha somente um nome indicado pela casa”, afirmou em conversa com a imprensa, nesta quarta-feira (15).

Se eles decidirem disputar a vaga, é um direito. Mas vai criar um clima de animosidade forte dentro da Casa

Segundo ela, grande parte dos deputados acredita que uma disputa poderia expor a Assembleia de forma negativa à sociedade.

“Não acredito que teremos dois deputados brigando por conta de uma vaga. Tenho ouvido isso tem todas as reuniões internas. Os deputados não têm interesse que haja uma disputa como esta aqui dentro”, disse.

“Porque é muito difícil você optar por um colega seu, sendo que você convive todos os dias com todos. Ainda mais na minha situação, sendo todos os candidatos da base do governo. Eu não tenho compromisso com ninguém”, afirmou.

Oposição unida

O grupo de oposição deverá se reunir nos próximos dias para definir um nome para ser apoiado.

Além de Janaina, fazem parte do grupo os deputados Zeca Viana (PDT), Allan Kardec e Valdir Barranco, ambos do PT. Silvano Amaral e Romoaldo Junior, do PMDB, que têm votado com o grupo de situação, deverão fazer parte do encontro.

Segundo Janaina, o grupo de oposição chegou a fechar um acordo, em 2016, para apoiar Sebastião Rezende, em troca de seu voto a favor da então candidatura de Emanuel Pinheiro (PMDB) à presidência da Assembleia. Porém, como o peemedebista desistiu da disputa para concorrer à Prefeitura de Cuiabá, o acordo não está mais em vigência. Entretanto, ela quer priorizar o diálogo com o parlamentar.

“Tem um compromisso da oposição com o Sebastião. Mas esse combinado era em relação ao nosso projeto de eleição para a Mesa Diretora, que acabou não existindo. Hoje, inclusive, o Sebastião faz parte do bloco do Governo”, disse.

“Então, não está descartado nem o Guilherme. Vou tentar reunir a oposição em torno de um propósito. O voto tem que ter um propósito, um significado. Mas não tem nada definido nessa questão do TCE, tem muita coisa para acontecer”, afirmou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423527/visualizar/