Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 28 de Março de 2017 às 19:06
Por: Veja.com

    Imprimir


Segundo um novo estudo, alimentos como frutas contêm mais energia do que fontes básicas como folhas, fornecendo assim o combustível adicional necessário para evoluir para um cérebro maior. (IStock/Getty Images)
Segundo um novo estudo, alimentos como frutas contêm mais energia do que fontes básicas como folhas, fornecendo assim o combustível adicional necessário para evoluir para um cérebro maior. (IStock/Getty Images)

Nosso cérebro, grande e poderoso, provavelmente foi desenvolvido graças à ingestão de frutas. De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Ecology & Evolution, comer frutas foi um passo-chave e forneceu a energia necessária para o desenvolvimento de cérebros mais volumosos.

“Foi assim que conseguimos esses cérebros enormes”, disse Alex Decasien, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores observaram os alimentos básicos de mais de 140 espécies de primatas e concluíram que suas dietas não mudaram muito ao longo da evolução recente. Os resultados mostraram que os animais que se alimentam de frutas têm cérebros cerca de 25% maiores do que aqueles que ingerem principalmente folhas.

Frutas contêm mais energia

A descoberta questiona a teoria que prevaleceu desde meados da década de 1990, segundo a qual os cérebros maiores se desenvolveram a partir da necessidade de sobreviver e se reproduzir em grupos sociais complexos. Para Decasien, os desafios de viver em grupo podem ter contribuído para o desenvolvimento da inteligência, mas não foram encontradas associações entre a complexidade da vida social dos primatas e o tamanho dos seus cérebros. Por outro lado, a ingestão de frutas estava fortemente correlacionada com a dimensão do órgão.

Alimentos como frutas contêm mais energia do que fontes básicas como folhas, fornecendo assim o combustível adicional necessário para evoluir para um cérebro maior. Ao mesmo tempo, lembrar quais plantas produzem frutas, onde elas estão e como abri-las também poderia ajudar um primata a aumentar o tamanho de seu cérebro.

“Mas muitas perguntas permanecem, mas eu me sinto confiante de que o estudo deles vai reorientar e revigorar a pesquisa que procura explicar a complexidade cognitiva em primatas e outros mamíferos”, escreveu Chris Venditti, pesquisador da Universidade de Reading, no Reino Unido, em um comentário sobre o estudo, também publicado na Nature Ecology & Evolution.

(Com AFP)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423626/visualizar/