Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Abril de 2017 às 18:02
Por: G1/MT

    Imprimir


Trezentos e noventa casos de sífilis foram registrados no ano passado em Mato Grosso, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nesse período, também foram registrados 228 casos de sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê. O tratamento da doença é feito com penicilina.

Durante a gestação, a doença pode causar abortos espontâneos, malformação do feto e também pode ser transmitida para o bebê. A sífilis pode ser curada desde que tratada corretamente.

O médico Ivens Scaff explica que a doença é contagiosa e tem três estágios. Sem o tratamento adequado, pode causar problemas neurológicos. “Ela ataca o sistema nervoso central e pode levar até a demência do portador da doença”, afirmou.

Testes rápidos de sífilis são feitos de graça nas unidades públicas de saúde (Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP)Testes rápidos de sífilis são feitos de graça nas unidades públicas de saúde (Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP)

Testes rápidos de sífilis são feitos de graça nas unidades públicas de saúde (Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP)

Segundo o Ministério da Saúde, houve aumento de 5.000% nos casos da doença, entre 2010 e 2015, no país. De 1,2 mil casos subiu para 65 mil.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, Flávia Guimarães, afirma que a proliferação da doença se deve à falta do uso de preservativos. “As pessoas banalizam o uso da camisinha e acabam se expondo mais, aumentando os casos da doença”, contou.

“Quando a gestante está fazendo o pré-natal, o tratamento é feito no primeiro trimestre e no último trimestre da gestação para não haver risco da criança ter malformação”, disse a coordenadora.

A doença pode ser identificada pelo teste rápido, oferecido em toda a rede pública de saúde. O resultado sai em menos de 15 minutos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423954/visualizar/