Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 18 de Abril de 2017 às 20:14
Por: Por André Souza, G1 MT

    Imprimir


Polícia Militar faz palestras em escolas para conscientizar estudantes e pais sobre perigos do jogo (Foto: PM/Divulgação)
Polícia Militar faz palestras em escolas para conscientizar estudantes e pais sobre perigos do jogo (Foto: PM/Divulgação)

Polícia Militar de Mato Grosso identificou duas novas participantes do jogo da ‘Baleia Azul’ no estado. As duas são adolescentes e têm entre 15 e 16 anos de idade. Elas fazem parte de um grupo em um aplicativo de troca de mensagens instantâneas usado para relatar experiências com os desafios do jogo online. Segundo a PM, as adolescentes recebiam orientação de uma mulher de Minas Gerais para cumprir os desafios. A suspeita é de que ela seja a curadora do grupo.

Na semana passada, uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta em uma lagoa no município de Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá. A suspeita é que ela tenha sido incentivada pelo game. A Polícia Civil investiga o caso.

As duas adolescentes foram identificadas durante palestras da PM nas escolas de 11 municípios da região de Vila Rica. Em um dos casos, a mãe de uma adolescente procurou a polícia suspeitando que a filha estivesse cumprindo os desafios propostos pelo game. A filha dela tinha uma cicatriz em formato de estrela na perna.

Durante investigação no celular da adolescente, a polícia encontrou uma mensagem sugerindo que ela fizesse a marca como um dos desafio do jogo.

A outra adolescente procurou a polícia e afirmou que também participa do grupo e segue os desafios. Ela relatou que já estava no 48º. O jogo propõe 50 desafios. O último seria o suicídio.

Segundo o tenente-coronel Joel Outo, foram identificados no grupo números de telefones com DDD de diversos estados do país. “A suposta curadora do grupo tem o DDD de Minas Gerais e usa o nome de Alice. As informações já foram repassadas para a Polícia Civil, que investiga o caso”, afirmou. De acordo com a PM, vídeos de suicídios são parte do conteúdo do grupo na internet.

A PM tem feito palestras nas maiores escolas da região para alertar os pais sobre a mudança de comportamento dos filhos. Uma das sugestões é que os pais ou responsáveis controlem o acesso dos filhos à internet e monitorem as mensagens trocadas na rede.

“Os pais podem até ser mais radicais e deixar os filhos em quarentena, sem acesso à web e aparelhos de telefone”, afirmou Outo.

Corpo foi encontrado em lagoa na região central de Vila Rica (Foto: Rafael Trindade/Arquivo Pessoal)Corpo foi encontrado em lagoa na região central de Vila Rica (Foto: Rafael Trindade/Arquivo Pessoal)

Corpo foi encontrado em lagoa na região central de Vila Rica (Foto: Rafael Trindade/Arquivo Pessoal)

Morte de adolescente
Na última terça-feira (11), uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta em uma lagoa na região central de Vila Rica. Ela havia desaparecido durante a madrugada. O desaparecimento foi comunicado por familiares da vítima, que sentiram falta da adolescente.

O corpo da adolescente foi resgatado por policiais, visto que a cidade não tem guarnição do Corpo de Bombeiros. Alguns moradores cederam embarcações e também ajudaram nas buscas.

Ao G1, o delegado André Rigonato, que conduz as investigações, afirmou que a mãe da adolescente relatou informalmente à polícia que a filha teria apresentado cortes nos braços há cerca de dois meses. A ação, segundo o relato, teria sido uma das "tarefas" impostas aos membros do suposto jogo online do qual a jovem participava. "A família tomou conhecimento desses cortes, mas não sabia da gravidade da situação", disse.

O jogo
Segundo a Polícia Civil, o jogo online foi iniciado na Rússia entre 2015 e 2016 e está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo, uma vez que busca causar danos emocionais aos participantes.

A polícia afirma que as vítimas são coagidas a seguir instruções feitas por "curador", como é chamada a pessoa que entrega os desafios. De acordo com relatos, o jogo dura cerca de 50 dias com desafios que vão desde "assistir a filmes de terror durante madrugada" e "rasgar a própria a pele com a faca até uma determinada hora do dia" até o desafio final, que seria o suicídio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423955/visualizar/