Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 07 de Maio de 2017 às 10:14
Por: Karina Cabral/Mídia News

    Imprimir


A imagem do Choppão, em 1974, tem circulado nas redes sociais
A imagem do Choppão, em 1974, tem circulado nas redes sociais

Um grupo no Facebook vem ganhando destaque entre os cuiabanos. Isso porque os participantes compartilham fotos, vídeos e lembranças de locais da Cuiabá antiga e de pessoas que marcaram a história da Capital de Mato Grosso.

O “Cuiabá-MT de antigamente” busca, segundo sua criadora, Viviane Rebeca Peixoto, de 55 anos, matar a saudade do passado, unir as pessoas e mostrar para seus conterrâneos a antiga Cuiabá, antes dela crescer. (veja o grupo AQUI)

Aos poucos eu vou conseguir fazer com que todo mundo prestigie e conheça a história

Cuiabana apaixonada, neta do primeiro carteiro da capital, seu Lezino da Costa Leite, Viviane tem conseguido realizar o sonho de ver o grupo crescendo e todo mundo conhecendo sua "cidade tão amada".

“Aos poucos, vou conseguir fazer com que todo mundo prestigie e conheça a história. Todo dia, na hora que vou deitar, penso: ‘Quero todo mundo no Facebook prestigiando o grupo’. E está dando certo”, conta a cuiabana, aos risos.

E se for levar em conta a quantidade de participantes, o grupo tem dado mais do que certo. Com mais de 6 mim membros, é comum ver comentários de pessoas encontrando amigos de infância e, em alguns casos, até parentes.

Algumas fotos trazem lembranças de uma linda cidade antes da modernização. Um dos exemplos é a Igreja Matriz antes de ser demolida em 1968. Obra do ex-governador Pedro Pedrossian, que desejava uma arquitetura mais moderna.

Nos comentários da foto da demolição, dezenas de pessoas lamentaram e disseram que estiveram presentes nesse dia.

Outras fotos mostram ruas e avenidas que existem até hoje, como a 13 de Junho, a Getúlio Vargas, a antiga Rua do Meio – hoje Calçadão Ricardo Franco - e a Voluntários da Pátria, em uma época, que como contam alguns comentários, ainda não havia ligação da Getúlio com a Prainha.

A foto mais famosa do grupo, postada várias vezes e que tem sido bastante compartilhada nas redes sociais, é a do Choppão em 1974. A imagem, que nada lembra a atual versão do restaurante e choperia, trouxe lembranças a dezenas de cuiabanos, que, inclusive, dividem suas histórias do local nos anos 70 nos comentários da foto.

Hotéis e personalidades

Grandes hotéis e estabelecimentos comerciais da época também ganharam destaque nas publicações. Um deles é o Hotel Centro América, que foi o primeiro prédio com elevador de Cuiabá; o antigo Grande Hotel, local em que eram realizados bailes de carnaval e hoje é a sede da Fundação Cultural do Estado; o Presidente Hotel, na avenida Getúlio Vargas; e o sobrado onde funcionava a administração dos Correios, no início do século XX, onde hoje existem salas comerciais.

Reprodução

Vanessa komenta (Maria eliza) e Carmem

Vanessa Komenta (Maria Eliza) e Carmem - socialites que marcaram a história da moda em Cuiabá

Personalidades marcantes, que atualmente emprestam seus nomes para locais da cidade, também ganham destaque nas centenas de postagens. É o caso de Tote Garcia, famoso musicista, que empresta seu nome para o Horto Florestal. E Zé Bolo Flô, o poeta, andarilho e mendigo, que vivia nas ruas do centro, que virou nome de Parque Estadual e deixou de lembrança uma das mais conhecidas músicas da cidade.

Nas legendas de suas fotos, pessoas dizem, com carinho, se lembrar de verem Zé Bolo Flô nas ruas centrais da Capital.

Há, ainda, fotos e relatos da vida de pessoas icônicas, como Vanessa Komenta (cujo nome real era Maria Eliza) e Carmem, socialites que marcaram a história da moda em Cuiabá. Em suas fotos, muitos afirmam que as duas ditavam moda e lembram da butique da Carmem, na antiga Galeria GG.

No grupo também é possível encontrar vídeos de jogos e grupos musicais antigos. Além de fotos de jornais e revistas da época. Locais famosos e lembrados até hoje, como o emblemático Cine Tropical, primeiro cinema da capital, o Clube Náutico, em que aconteciam grandes bailes de carnaval, e o grande Sayonara, também estão presentes na página.

O Sayonara abriu em 1959 e fechou em 1991, chegou a receber 1500 pessoas por noite e, como mostram as fotos, trouxe grandes artistas e personalidades para Cuiabá, como Maysa, Vera Fischer, Alcione, o presidente João Goulart, Cauby Peixoto, Fafá de Belém e Roberto Carlos, que lançou no local a música “Quero que vá tudo pro inferno”.

Nos comentários da apresentação do rei no Sayonara, pessoas dizem terem vivido no local "momentos inesquecíveis".

Enchente de 1974

Grandes momentos eternizados em imagens também estão presentes nos arquivos do grupo. Como um abraço de Attilio Ourives e Benedito Pedro Dorileo, comemorando a fundação da UFMT. A visita do Papa João Paulo II a Cuiabá. Vários desfiles de 7 de setembro, inclusive um em que João Marinho grava uma passagem para a TVCA, primeira emissora a ter programação local na capital, em 1977.

Mas nem só lembranças boas podem ser encontradas. Há várias fotos da enchente de 1974. Em uma há mais de 100 comentários que relatam a tristeza desse episódio. Algumas pessoas contam que participaram do socorro às vítimas junto à Defesa Civil e o exército 16BC, na avenida 15 de Novembro, no bairro Porto.

Reprodução

Enchente de 1.974

Enchente de 1974

A ideia de Viviane em mostrar a Cuiabá de antigamente tem feito grande sucesso.

"Percebi que não tinha nada que falasse sobre Cuiabá no Facebook. Aí, em julho do ano passado, me deu um estalo e comecei aos poucos, fui colocando a família e foi surgindo a ideia de acrescentar pessoas. E hoje há várias pessoas postando sobre as vilas, sobre os museus, sobre personalidades famosas que fizeram Cuiabá acontecer”, conta.

O grupo chamou atenção até do cuiabano Otaviano Costa, ator global que sempre faz questão de frisar o amor pela cidade. Em em postagem, Otaviano conta o que sentiu ao encontrar a página:

"Passeando pela rede, encontrei este delicioso recanto saudoso de minha terra natal e aproveitei para ficar aqui, passeando por minhas memórias e nossa história. Muito bacana esta página que guarda segredos tão públicos, carinhosos e fraternos ao meu coração cuiabano. Não sei de quem foi a idéia, ou muito menos a realização desta página, mas se tivesse na casa de minhas saudosas vovós, tchamava tudo ocêis pra tomá um suco de cadjú e uns bôlo de quedjo! E de sobremesa sirviria furrundú e uma manga das bem gorda, pra rirmos e chorarmos, lembrando das boas coisas da vida cuiabana! Deus abençoe nosso povo e nossa terra! Parabéns aos idealizadores deste túnel do tempo (como do Video Show), que nos carrega no colo para outras dimensões sensoriais", escreveu o ator.

Viviane conta que pretendem fazer uma exposição com as fotos publicadas para comemorar os 300 anos de Cuiabá. E, depois, transformar as imagens em um livro.

Veja as imagens:

GALERIA DE FOTOS




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424294/visualizar/