Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 08 de Maio de 2017 às 07:00
Por: G1/MT

    Imprimir


Sobrevoo do SOS Pantanal mostra desmatamento no bioma (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)
Sobrevoo do SOS Pantanal mostra desmatamento no bioma (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)

Na próxima quarta-feira (10), um seminário internacional em Cuiabá deve discutir os problemas ambientais do Pantanal e apontar oportunidades de desenvolvimento econômico no bioma. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. O debate também deve ser realizado em Mato Grosso do Sul e em Brasília.

O objetivo do evento é o setor do meio ambiente, órgão públicos, instituições, ONGs, associações, pesquisadores e universidade para apresentar informações sobre os riscos de extinção do bioma e ações para evitá-la. O evento é organizado pelo Instituto SOS Pantanal.

Segundo a instituição, o desmatamento é uma das maiores ameaças ao bioma. Entre 2012 e 2014, um monitoramento do SOS Pantanal apontou que a Bacia do Alto Paraguai perdeu 187.511 hectares de áreas naturais, que foram transformadas em pastagens.

Área naturais foram tranformadas em pasto, diz instituto (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)Área naturais foram tranformadas em pasto, diz instituto (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)

Área naturais foram tranformadas em pasto, diz instituto (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)

O evento propõe uma ampla discussão sobre o turismo, a ocupação econômica, o diálogo de saberes e as possíveis parcerias para proteção do Pantanal. As discussões devem contar com casos parecidos de biomas da Flórida, nos Estados Unidos, e Okavango, em Botswana.

O seminário é norteado pela ‘Carta Caiman’ assinada pelos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2016. O documento prevê compromissos como rever os plantios de monoculturas no bioma e estabelecer áreas de interesse para o econegócio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424304/visualizar/