Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 14 de Maio de 2017 às 22:51
Por: Alexandra Lopes/RD News

    Imprimir


Gilberto Leite/RD News
Promotor Mauro Zaque, imagens da época em que era secretário de Segurança
Promotor Mauro Zaque, imagens da época em que era secretário de Segurança

O promotor do Ministério Público e ex-secretário de Segurança Mauro Zaque disse, por meio de nota, que deixou o governo Pedro Taques (PSDB) porque o tucano não demitiu as pessoas envolvidas no esquema de espionagem.

Zaque reforça que levou ao governador, em outubro de 2015, a documentação que provava a possível existência de grampos clandestinos sendo operados por agentes públicos ligados ao Executivo, "ao mesmo tempo em que solicitei a exoneração imediata dos possíveis envolvidos”, diz trecho da nota.

Contudo, Mauro Zaque disse que percebeu que Taques não iria exonerar tais pessoas, então decidiu deixar o governo e retornar ao Ministério Público.

“Cumpri com o meu dever de promotor e de cidadão. Não investiguei ou sequer acusei ninguém. Submeti à apreciação de sua Excelência o Procurador-Geral da República para (tomar) as providências que entender pertinentes”, pontuou em outro trecho.

O promotor finaliza a nota dizendo que jamais pactuaria com ações rasteiras covardes “e, por que não dizer criminosas”.

Mauro Zaque concedeu entrevista ao Fantástico, ao qual confirmou que Taques tinha conhecimento de todo o esquema. O programa foi exibido hoje, mas as informações vieram à tona na quinta. No mesmo dia, o ex-secretário da Casa Civil Paulo Taques pediu demissão. Ele é suspeito de envolvimento com a arapongagem.

  • Íntegra da nota
  • Sobre os últimos acontecimentos, preciso considerar os seguintes pontos:
  • 1. enquanto Secretário de Segurança tomei conhecimento da possível existência de grampos clandestinos sendo operados por agentes públicos ligados ao executivo;
  • 2. promovi uma checagem inicial e constatei que realmente autoridades, advogados, autônomos, políticos poderiam estar sendo vítimas desse esquema criminoso;
  • 3. com documentação probatória, levei os fatos ao conhecimento do Governador Pedro Taques no início de outubro de 2015, ao mesmo tempo em que solicitei a exoneração imediata dos possíveis envolvidos;
  • (Solicitar a exoneração daqueles possíveis envolvidos em uma situação criminosa gravíssima como essa, longe de se configurar extorsão, constitui DEVER de todo agente público.)
  • 4. ao perceber que o Governador Pedro Taques não iria exonerar tais pessoas, decidi então deixar o Governo e retornar ao MP;
  • 5. cumpri com o meu dever de Secretário, de Promotor e de cidadão. Não investiguei ou sequer acusei ninguém. Submeti à apreciação de sua Excelência o Procurador-Geral da República para as providências que entender pertinentes.
  • 6. eu jamais me permitiria pactuar com ações tão rasteiras, covardes e, por que não dizer, criminosas (grampear advogados, políticos, etc...).
  • Finalmente, tais atos constituem um atentado contra toda a sociedade, devem ser investigados em sua plenitude e responsabilizados os autores com todo rigor.
  • Este é um momento sombrio que manchará para sempre a história de Mato Grosso.




Notícias Relacionadas


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424418/visualizar/