Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Maio de 2017 às 17:50
Por: G1/MT

    Imprimir


Governador Pedro Taques (PMDB) acompanhado de comitiva durante viagem aos EUA (Foto: Gcom-MT)
Governador Pedro Taques (PMDB) acompanhado de comitiva durante viagem aos EUA (Foto: Gcom-MT)

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), viajou na noite de segunda-feira (15) para os Estados Unidos a fim de assinar um acordo de irmandade com o estado de Iowa, buscando a abertura do mercado daquele país aos produtos do estado e a troca de experiências para o aperfeiçoamento da produção agrícola mato-grossente. Durante a ausência de Taques, quem assume o estado é o vice-governador Carlos Fávaro (PSD).

A viagem do governador acontece na semana seguinte à denúncia de um esquema de grampos telefônicos clandestinos que teria ocorrido em Mato Grosso entre outubro de 2014 e agosto de 2015. Na ocasião, cerca de 80 pessoas foram alvos das escutas, entre elas políticos de oposição ao governo atual, jornalistas, advogados e médicos. A Procuradoria Geral da República abriu investigação para apurar se Taques sabia do esquema. O governador nega ter conhecimento sobre as escutas telefônicas.

Segundo o governo do estado, Taques irá cumprir agenda nos Estados Unidos até sexta-feira (19), devendo retornar para Cuiabá no sábado (20). Entre os assuntos que serão tratados está a melhoria da logística para auxiliar Mato Grosso a ser mais competitivo e a troca de experiências entre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e universidades americanas.

Integram a comitiva do governador o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzcyk, a reitora da Unemat, Ana di Renzo, e o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, produtor rural Otaviano Pivetta. Servidores do governo do estado e da Unemat também participam da missão.

Agenda

Entre os eventos que Taques deve participar está a visita à sede da DuPont Pioneer, maior centro de pesquisa genética avançada de cultura da empresa e a assinatura da relação de estados-irmãos entre Mato Grosso e Iowa com a vice-governadora daquele estado, Kim Reynolds.

Os dois estados, segundo o governo, são produtores agrícolas e possuem bases econômicas semelhantes. Com isso, devem ser estudadas legislações que facilitem negócios e outros interesses do governo dos dois estados. Em seguida, a Unemat e a State University debatem potenciais programas de colaboração entre elas.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_2__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center; height: 150px;">

O governador deve visitar a planta de etanol de milho e outras operações de valor agregado na cadeia do agronegócio e terá contato com líderes do setor de etanol para debater o impacto dos investimentos.

A comitiva também deve visitar a fábrica de alimentos da Seaboard Foods, que está presente em seis estados americanos, que vão desde as fábricas de transformação de carnes suínas, plantas de biodiesel e outras sete fábricas de alimentos. Por fim, a comitiva faz visita técnica à fazenda Summit, em Alden, para apresentar Mato Grosso a investidores.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424466/visualizar/