Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 17 de Maio de 2017 às 09:04
Por: Da Assessoria/LN Comunicação

    Imprimir


Você sabia que os animais também sofrem de estresse? Não é só o ser humano que tem seu dia a dia acelerado. O cavalo, por exemplo, tem sido muito utilizado para competições esportivas e até mesmo para fins terapêuticos. Exercícios intensos, movimentos repetitivos, treinamentos, temperatura inadequada, entre outros fatores ativam a concentração do cortisol – o hormônio do estresse - na corrente sanguínea dos equinos. Esta condição diminui a imunidade do animal, reduz o desempenho e submete a patologias clínicas como: úlcera, colite, depressão, cólica, pneumonia, laminite (problema de casco), etc.

Para evitar possíveis doenças, é preciso que o criador fique atento a todos os comportamentos do animal. Qualquer anormalidade, o veterinário deve ser chamado para analisar as práticas de manejo e a dieta do equino. Os sintomas mais comuns são: falta de apetite, suor intenso, apatia, mudança de comportamento (roer madeira, bater as patas, balançar a cabeça, inquietação), aumento na respiração, fezes muito líquidas ou secas, ranger de dentes, rapidez na ingestão da ração, entre outros. Segundo a médica veterinária e supervisora técnica de Equinos da Guabi, Cláudia Ceola, o ideal é que seja identificado a possível causa do estresse, para que possa ser minimizado. “Uma sugestão é mantê-los soltos o maior tempo possível em piquetes, e se possível juntamente ou próximo aos outros animais. Desta forma, estaremos preservando o hábito de pastejo e a socialização em grupo que é extremamente importante para a saúde mental dos cavalos, principalmente atletas, que tendem a ser muito confinados”, explica Ceola

Incluir uma dieta rica em aminoácidos – unidades formadoras das proteínas – é fundamental para o desempenho atlético. Há dois grupos de aminoácidos: os essenciais, cujo o organismo não consegue sintetizar, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos e os não essenciais, que são produzidos pelo próprio organismo. Dentre os aminoácidos essenciais está o triptofano, um neutro precursor da serotonina – O hormônio do bem-estar, responsável por proporcionar a sensação de prazer.

O triptofano se destaca dos demais aminoácidos por ser menos abundante na dieta. Se associado a algumas vitaminas, nutrientes e minerais sua ação é ainda mais eficaz. Pensando nisto, a Guabi desenvolveu o Horsecrek Haras. Com sabor caramelo e ação antiestresse, contém em sua formulação: triptofano, aminoácidos, magnésio, cromo e vitamina B1. Suas pequenas partículas facilitam a mistura no concentrado de uma forma homogênea, reduzindo a mão de obra, podendo ser fornecido juntamente à ração. A vitamina B1 age diretamente no metabolismo energético, e na produção de ATP, e auxilia na transmissão de impulsos nervosos, reduzindo sintomas de depressão e aumentando a capacidade para exercícios intensos. O magnésio - um macro mineral importante no desenvolvimento de diversas funções enzimáticas – e acelera a produção da Serotonina. Já o cromo (nutriente) vem para somar como um ótimo melhorador de desempenho por participar da captação de glicose e de aminoácidos, e também por reduzir a produção do cortisol.

O Horsecreck Haras é indicado para animais em situação de estresse, confinados e/ou em constantes deslocamentos em função de eventos equestres, pós-operatórios, entre outros. “O ideal é fornecer 50 g/animal/dia, misturado na ração de uma só vez, preferencialmente no último trato do dia. Para obter o efeito desejado, utilizar na dieta durante 45 dias consecutivos e interromper o fornecimento por 15 dias, num ciclo de manejo que deve ser realizado continuamente. Oferecer volumoso de boa qualidade e água limpa e fresca à vontade”, completa Cláudia.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 42 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade e confiabilidade, voltados para o bem-estar das pessoas e dos negócios. Procurando sempre investir em ingredientes inovadores e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado para criadores, é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possui seis unidades fabris distribuídas pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu Escritório Nacional, em Campinas/SP.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424482/visualizar/