Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Maio de 2017 às 14:01
Por: Edivaldo de Sá/Especial para o Repórter News

    Imprimir


Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia, Márcia Deungaro Fernandes fez uma avaliação positiva das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil, realizadas na quinta (18) e sexta-feira (19.05).

De acordo com ela, o evento contou com a participação de um grande público, e destacou também o envolvimento da sociedade na discussão de um tema tão importante para o futuro de crianças e adolescentes.

“Identificamos uma preocupação de segmentos da sociedade com o assunto e por consequência seu envolvimento nas atividades revela também a disposição em contribuir com a conscientização de todos no combate à exploração sexual infantil e proporcionar uma vida digna as crianças e adolescentes” frisou Márcia Fernandes.

A titular da área social fez questão de ressaltar que existem muitas formas de exploração sexual infantil, que são constantemente admitidas pela sociedade, mas que é preciso uma vigilância forte sobre os comportamentos levam meninas e meninos a situação de vulnerabilidade.

“É fundamental que haja um engajamento da sociedade no combate, objetivando proteger as crianças e os adolescentes, que aliás é um dever de todos se manterem vigilantes e a qualquer indício de exploração denunciar junto as autoridades competentes para as providencias necessárias e cabíveis” conclamou ela.

O prefeito municipal Zema Fernandes, que participou de praticamente todas as atividades, enfatizou que a exploração sexual infantil é um comportamento nefasto que vigora por décadas sob o manto da ignorância, uma vez que a sociedade fingia não existir esse crime sendo cometido contra as crianças e adolescentes.

“Esse é um crime grave cometido contra elas, que precisa ser encarado de frente por todos nós, mas principalmente, que possamos contribuir com o fim de sua prática, seja denunciando ou conscientizando a população em geral que este mal compromete o desenvolvimento psicossocial de nossos jovens, que podem carregar sequelas irreparáveis para toda a vida adulta” alertou ele.

Para o Chefe do Poder Executivo Municipal é importante que as medidas tomadas para combater esta prática, sejam mais efetivas, trabalhando todos os segmentos da sociedade civil organizada para organizar as famílias, impedindo a degradação das crianças e seu núcleo familiar, por exemplo.

“É necessário objetividade, sob pena de pouco se fazer concretamente, para inibir ações de exploração sexual infantil. Dessa foram creio que o envolvimento de setores de saúde e educação, órgãos públicos ligados ao atendimento da criança e adolescentes, ONGS, religiões e a sociedade como um todo, trabalhando em conjunto de forma contundente, poderá pôr um fim nessa prática” sugeriu o prefeito.

Entre os eventos realizados pela secretaria de assistência social, estão palestras nas escolas municipais e estaduais por profissionais liberais e uma grande concentração na sexta-feira de frente a Feira Municipal do Pequeno Produtor “Antônio Viana dos Santos”, onde foram desenvolvidas ações alusivas ao tema, com a participação de alunos, professores, servidores públicos e populares.










Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/424556/visualizar/