Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 20 de Junho de 2017 às 09:59
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Várias ações são desenvolvidas durante todo mês com o propósito de sensibilizar as pessoas para as questões ambientais. Para reforçar a importância desta data, as concessionárias administradas pela Nascentes do Xingu nas cidades de Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá e Peixoto de Azevedo promoveram ações educativas para mais de 800 alunos, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e instituições parceiras.

Em Marcelândia, cerca de 100 alunos da Escola Estadual Pedro Bianchini puderam conhecer na prática o trabalho realizado pela concessionária responsável pelo abastecimento no município. Na visita conduzida pelo supervisor da Águas de Marcelândia, Jair Tomaz, os estudantes acompanharam as etapas realizadas até que a água se torne potável e possa ser distribuída à população. Os estudantes também receberam palestras sobre a importância da utilização de água tratada e consumo consciente para a conservação do meio ambiente.

A visita na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Matupá reuniu mais de 50 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além de conhecerem a estrutura do local, os estudantes aprenderam sobre o processo de tratamento e distribuição de água. Para o supervisor da Águas de Matupá, João Batista, a visita foi muito produtiva. “Os alunos ficaram atentos e entenderam como o trabalho da concessionária é importante para manter a saúde da população”.

Segundo a diretora da APAE, Iolanda Lazarotto, as quatro turmas que participaram da visita, prestaram atenção em tudo que foi abordado. “Antes da visita, trabalhamos com os alunos durante uma semana assuntos relacionados ao meio ambiente e a importância da água tratada. São alunos de todas as idades, que esperavam ansiosos por essa visita”, destacou.

Cerca de 220 alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Peixoto de Azevedo. A visita foi conduzida pelo supervisor da concessionária,Cristian Martarello, que apresentou o processo de tratamento da água e dicas de consumo consciente. A programação também contou com palestras para mais de 40 alunos do ensino médio da Escola Alegria de Aprender sobre os benefícios da água e esgoto tratados para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Já em Guarantã do Norte, as palestras educativas beneficiaram mais de 180 alunos do 9º ano da Escola Beija Flor, 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e acadêmicos dos cursos de Zootecnia, Agroindústria e Biologia do IFMT. Os estudantes aprenderam sobre a importância do saneamento básico com palestras ministradas pelo gestor da concessionária, Lineu Machado.

“Levar informações e conscientizar os alunos sobre a importância do tratamento da água e coleta de esgoto para a saúde pública e preservação do meio ambiente é importante para que eles atuem como multiplicadores do conhecimento. Eles irão repassar o que aprenderam com a família e amigos, promovendo um impacto positivo na vida da comunidade. As ações também contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes hoje e no futuro”, ressalta o gestor regional das concessionárias, Lineu Machado.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas concessionárias, acesse www.nascentesdoxingu.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/425004/visualizar/