Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Junho de 2017 às 09:33
Por: Aline Almeida/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Mais de 119 mil meninos entre 11 e 15 anos incompletos devem ser vacinados contra HPV em Mato Grosso. A meta é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 95 mil jovens. Até o ano passado a imunização era feita apenas em meninas, a vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, tornando o Brasil o primeiro da América do Sul e o sétimo do mundo a ofertar a imunização aos meninos.

Em Mato Grosso também fazem parte do público alvo 196 mil de crianças e jovens do sexo feminino com idade entre 9 e 15 anos, sendo que a meta também é 80%, correspondendo a 157 mil meninas. Desde o início da vacinação, em 2014, foram enviados 439 mil de doses ao estado.

Para os meninos, o objetivo é a prevenção de cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

A definição da faixa etária segundo o Ministério da Saúde visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal e orofaringe são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Em todo o país a meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos. Também podem ser vacinados homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além de crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS.

Dados – Desde o início da vacinação em 2014, até 02 de junho deste ano, foram aplicadas 17,5 milhões de doses na população feminina de todo o país. Na faixa etária de 9 a 15 anos, no mesmo período, foram imunizadas com a primeira dose 8,6 milhões de meninas. Receberam o esquema vacinal completo, de duas doses, 5,3 milhões de meninas.

Já em relação aos meninos, de janeiro a 02 de junho deste ano, 594,8 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose da vacina de HPV, ao todo 3,6 milhões de meninos nessa faixa etária que devem se imunizar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/425039/visualizar/