Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Julho de 2017 às 15:34

    Imprimir


Incêndio ameaça atingir área do Parque Gruta da Lagoa Azul em Mato Grosso (Foto: Bombeiros de Mato Grosso)
Incêndio ameaça atingir área do Parque Gruta da Lagoa Azul em Mato Grosso (Foto: Bombeiros de Mato Grosso)

Um incêndio ameaça atingir a área do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no Distrito de Bom Jardim, município de Nobres, a 151 km de Cuiabá. Segundo o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi detectado por satélites na segunda-feira (10). Na terça-feira (11) uma equipe fez um sobrevoo de avião e confirmou que existe um foco de incêndio está perto da área de conservação ambiental.

De acordo com o tenente-coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, uma equipe de bombeiros foi levada de avião de Cuiabá até Nobres. Os militares chegaram ao local do incêndio no final da tarde de terça-feira.

Segundo os bombeiros, existe uma linha de 2 km de fogo. Dois militares fizeram decolaram do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e foram fazer o reconhecimento do incêndio em Nobres.

“Fizemos o reconhecimento dessa área durante o sobrevoo. O fogo ameaça chegar na unidade de conservação e se concentra na região noroeste do parque. Ainda não atingiu a área, mas existe o risco”, informou Barroso ao G1.

Oito militares fazem o trabalho manual para apagar o incêndio. Eles usam abafadores e jogam água na vegetação afetada pelo incêndio. A BEA conta com uma aeronave que pode ser usada em combate a incêndios florestais – que despeja água enquanto faz sobrevoos, porém, o avião ainda não está sendo usado nessa operação.


Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, é visitada por turistas para mergulho em cavernas (Foto: José Medeiros/Gcom/MT)

Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, é visitada por turistas para mergulho em cavernas (Foto: José Medeiros/Gcom/MT)

O parque

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul está localizado no município de Nobres, no Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, na região Médio-Norte do Estado. Com mais de 12 mil hectares, o local é considerado um santuário ecológico que recebe todos os dias centenas de turistas que estão à procura de mergulhos em cavernas.






Fonte: G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/425398/visualizar/