Crianças se desenvolvem mais na escola do que em casa, revela estudo da Oxford
Crianças que vão para berçários, creches ou escolas com pouco tempo de vida tem resultados mais positivos e significativos no desenvolvimento emocional e da linguagem do que aquelas criadas por babás. É o que afirma um estudo recente, realizado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de acompanhar seis mil crianças, de dois a sete anos de idade. A psicopedagoga Ivete Ferreira, que também é diretora do Educandário Jardim das Goiabeiras, no entanto, afirma que há muito tempo já se sabe que a escola é um importante espaço de socialização. "A 'primeira infância', de zero aos seis anos, é um período riquíssimo para o desenvolvimento humano. Segundo a ciência, é nos primeiros anos de vida que a arquitetura do cérebro se forma, o que faz do trabalho educacional um grande aliado para ajudar a moldar e definir o futuro delas. Ficar somente dentro de casa acaba sendo muito limitado”.
A psicopedagoga é adepta da linha da ‘Pedagogia Afetiva’, a mesma aplicada no Educandário, e afirma que cada experiência da criança traz uma série de descobertas diárias, além de habilidades, conhecimento, sensibilidade, valores, capacidade de percepção e de relacionamento, entre outros.
"Em casa, normalmente, uma babá cuida das necessidades básicas – como alimentação, higiene e sono; brincam e interagem. Mas, ainda é pouco. Inclusive, como as famílias estão cada vez menores, é comum que a única forma que a criança tenha de se relacionar diariamente com outras crianças seja na escola. Ali, ela amplia a convivência social – o que ajuda na percepção de que existe o 'eu' e o 'outro', bem como propicia o contato e o respeito à diversidade desde cedo”.
No Educancário, além da Pedagogia Afetiva, é utilizado o Sistema Maxi de Ensino. Voltado para crianças de 4 meses a 5 anos de idade, ele possui berçário completo; salas climatizadas; kid play; mini-parque aquático; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório; sala multifuncional (para balé, argila, artes e música); sala para filmes/descanso e fazendinha (criação de pequenos animais, horta sustentável, educação ambiental e parque de areia).
Ivete completa que, para saber como seu filho está se relacionando e reagindo ao ambiente escolar, basta observar suas reações e sinais, mesmo que ele ainda não fale. "Uma criança emocionalmente saudável, brinca. Aliás, experiências positivas aumentam a autoestima, a flexibilidade cognitiva, a atenção, a memória e a concentração – facilitando a resolução inovadora e criativa de problemas, além de aumentar a capacidade de organizar ideias. Aliás, podemos chamar de qualidade de vida, quando o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento físico, compatíveis à idade, entram em equilíbrio", ressalta.
Serviço
Mais informações pelo telefone (65) 9 9976-9516. O Educandário Jardim das Goiabeiras está localizado na rua Coronel Barros, 288, bairro Goiabeiras, em Cuiabá.
Comentários