Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Agosto de 2017 às 10:51
Por: Repórter News

    Imprimir


O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Sáude de Nortelândia, realizaram durante todo o dia desta terça-feira (29.08) a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CNVS), com o objetivo de ampliar as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Estadual e Nacional de Vigilância em Saúde.

O evento aconteceu no auditório da Associação Municipal dos Servidores Públicos Municipais de Nortelândia, localizado no Bairro Novo Horizonte, e contou com a participação de servidores e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada local. O tema foi “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

Na abertura da conferência o Secretário Municipal Rubilan Nunes de Oliveira, lamentou a pouca participação popular nas discussões importantes provocadas pela administração.

“Gostaríamos de conviver com uma maior participação popular e ouvir as sugestões da sociedade, que certamente contribuiria para aprimorar o SUS” frisou ele.

O titular da saúde enfatizou ainda que a conferência é o fórum ideal para a manifestação do cidadão, onde ele pode apontar caminhos e contribuir para que a política nacional de vigilância em saúde seja abrangente e atenda o real interesse de todos.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador Geral da Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, Eltron Carvalho, esclareceu que o encontro objetiva debater o contexto da qualidade de vida da população e apontar diretrizes que possam nortear o município quanto a saúde de forma ampla.

“É possível construirmos um caminho que atenda às necessidades da população e, principalmente transforme positivamente a saúde enquanto política pública de massa” frisou o coordenador.

O prefeito municipal Zema Fernandes disse que a sua gestão tem buscado fortalecer as políticas públicas, tanto na ampliação como na integração dos sistemas pública, principalmente no tocante a política e mecanismos de gestão da vigilância em Saúde.

“A conferência é uma oportunidade importante para discutir com a sociedade em geral a atuação dos programas que compõem todas as vigilâncias e mais ainda, de apresentarmos sugestões para melhorar a responsabilidade de cada ente, seja municipal, estadual ou federal” afirmou Fernandes.

Participaram também da conferência, o vereador Andrey de Oliveira representando a Câmara Municipal, e o representante do Escritório Regional de Saúde José Nogueira.

A 1ª CNVS debateu a interação de programas desenvolvidos por todas as vigilâncias, seja epidemiológicas, sanitárias, saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública, entre outros temas considerados importantes.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/426138/visualizar/