Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Setembro de 2017 às 08:44

    Imprimir


O furacão Irma chegará à costa dos Estados Unidos na manhã deste sábado (9) e primeiro Estado a ser atingido será a Flórida. Os meteorologistas preveem que a tormenta vai atingir primeiro um complexo de 1.700 ilhas, chamadas Florida Keys.

Após recuar para a categoria 4, o furacão Irma já é considerado a tempestade mais forte do século a atingir os EUA. Estão previstos muita chuva, enchentes e ventos de até 250 km/ Os meteorologistas esperam que a tempestade seja pior do que o furacão Andrew, que devastou o Estado norte-americano em 1992. O NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) avisou que existem “ameaças à vida por causa das inundações no sudeste da Florida e nas Florida Keys durante as próximas 36 horas”, prazo que expira na madrugada de domingo.

Miami, segunda cidade mais populosa da Florida com cerca de 400 mil pessoas, está na rota do furacão. Por isso, boa parte dos moradores deixou a cidade para se prevenir.

O governador da Flórida, Rick Scott, emitiu um alerta severo para que os moradores se retirem se estiverem em zonas de desocupação.

Nosso tempo está acabando. Se você está em uma zona de desocupação, precisa partir agora. Esta é uma tempestade catastrófica, como nosso Estado nunca viu.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma declaração em vídeo que o Irma é "uma tempestade de potencial destrutivo absolutamente histórico" e pediu que as pessoas obedeçam às recomendações das autoridades do governo e de policiais.

Na sexta-feira (8), a tempestade passou a ameaçar as Bahamas e Cuba, depois de assolar o Caribe com ventos devastadores, matar 21 pessoas e deixar uma destruição catastrófica em seu rastro.

O Irma deve atingir os EUA uma quinzena depois de o furacão Harvey fazer grandes estragos no Texas e na Louisiana, matando cerca de 60 pessoas e provocando um prejuízo de mais de US$ 180 bilhões.

Comunidade brasileira

Os Estados Unidos são o país com a maior comunidade brasileira no exterior. De acordo o documento Brasileiros no Mundo, do Ministério das Relações Exteriores, a estimativa é de que quase 1,5 milhão vivam no país.

Destes, cerca de 250 mil moram na região que abrange Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens. Para enfrentar o fenômeno, classificado como de categoria 5, a mais alta de todas, os brasileiros já estão se preparando com o estoque de mantimentos e até a saída de algumas localidades.





Fonte: R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/426249/visualizar/