Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Dezembro de 2017 às 14:46
Por: G1/MT

    Imprimir


ezessete toneladas de carne bovina inapropriada para o consumo foram apreendidas durante uma operação policial na quinta-feira (14) em Campo Verde e Dom Aquino, a 139 e 209 km de Cuiabá, respectivamente. Segundo a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), três matadouros que funcionavam clandestinamente foram embargados por apresentarem riscos à saúde humana. O balanço da operação foi divulgada nesta sexta-feira (15).

A operação cumpriu seis mandados de prisão temporária, quatro das cinco ordens de condução coercitiva e efetuou buscas oito estabelecimentos comerciais (mercados com comércio de carne), três estabelecimentos rurais (abatedouros clandestinos) e seis residências, localizados nas cidades de Campo Verde e Dom Aquino.Os matadouros, localizados, um em Campo Verde e dois em Dom Aquino, não tinham higiene, nem profissional habilitado e apresentavam risco de contaminação de carne, totalmente fora das normas sanitárias estabelecidas.

As carnes desses locais abasteciam pequenos mercados dos municípios, que por sua vez vendiam carnes e produtos de origem animal impróprios ao consumo humano. Em um dos matadouros, no município de Dom Aquino, foram apreendidos 220 kg de couros.Dos oito mercados com comércios de carnes, 5 açougues dentro desses estabelecimentos tiveram os produtos inutilizados. Os locais foram notificados e multados pelos órgãos de fiscalização, assim como os abatedouros, pessoas físicas e também distribuidoras de carnes.

Ainda na operação, duas pessoas foram presas em flagrante depois de serem encontradas com 4 armas de fogo, 168 munições, 120 litros de defensivos agrícolas, 172 caixas de cigarros provenientes do Paraguai, e outros produtos. Elas foram autuadas por porte ilegal de arma de fogo e munições, e crime ambiental de produto perigoso.

Ainda na operação foram apreendidos três caminhões. O proprietário de uma dos mercados teve a prisão temporária convertida em preventiva, por ter sido encontrado com armas, munições e agrotóxicos.

Os investigados ainda serão ouvidos nesta sexta-feira. A operação foi feito em conjunto com órgãos de controle e fiscalização de Mato Grosso, para combater crimes ambientais e proteger a saúde pública do consumidor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/426514/visualizar/