Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 20 de Janeiro de 2018 às 08:21
Por: G1

    Imprimir


Mato Grosso registrou 19 casos de ferrugem asiática em plantações de soja voluntária em seis municípios do estado. As informações são do Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença.

Os casos foram detectados entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano. Tangará da Serra, município a 242 km de Cuiabá, registrou o maior número de casos. Ao todo, sete municípios tiveram ocorrências no período analisado. São eles: Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Diamantino.

De acordo com o consórcio, o fenômeno as chuvas ocorridas em agosto do ano passado deram nova sobrevida a plantas e propiciaram condições para novos ciclos do fungo. A situação é considerada "preocupante face à proximidade do plantio da nova safra e da redução de eficiência de muitos fungicidas, incluindo fungicidas do grupo das carboxamidas".

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/427172/visualizar/