Repórter News - www.reporternews.com.br
Turismo
Terça - 20 de Fevereiro de 2018 às 10:19
Por: Agência CNM

    Imprimir


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que começam nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, as pré-matrículas online para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo Voluntário. Nesta etapa, serão disponibilizadas 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer unidade da federação.

A iniciativa é uma parceria dos Ministérios do Turismo e da Educação. Os cursos profissionalizantes têm carga horária que variam de 160 a 300 horas. Na lista de ofertas, estão cursos de inglês e espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), mensageiro, recepcionista, reciclador, agente de microcrédito, produtor de cerveja, auxiliar de fiscalização ambiental, entre outros.

O prazo para a realização das pré-matrículas vai até 19 de março no portal do MEC. A partir do dia 26 de março, os alunos terão acesso à plataforma para validar a matrícula e iniciar o curso, segundo previsão da pasta. A instituição de ensino tem até 30 dias, após a finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão.

Fortalecimento do setor
A área técnica de Turismo da CNM destaca que é fundamental que o gestor municipal de destinos turísticos busque e informe a população acerca da possibilidade de capacitação para empregos no turismo. Para a entidade, isso fortalece a cadeia produtiva e a oferta turística e possibilita aos habitantes do Município concorrerem a empregos e a se integrarem ao mercado turístico.

A CNM sugere, ainda, que o Conselho Municipal de Turismo e as associações comunitárias sejam informados sobre as oportunidades de capacitação para que ajudem a disseminar a informação junto à população.

Pronatec Oferta Voluntária
Trata-se de uma iniciativa do MEC para ampliar a formação profissional. Por meio desse programa, são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) destinados, prioritariamente, a beneficiários maiores de 15 anos que desejam se qualificar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/427722/visualizar/