Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Fevereiro de 2018 às 16:06
Por: Ronaldo Pacheco/olhardireto

    Imprimir


Não existem mais partidos políticos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As siglas desapareceram e deram lugar a três blocos: Integração, com 14 membros; Independente, com oito parlamentares; e Oposição, os mesmos quatro de antes. As análises de bastidores daqueles que acompanham o dia-a-dia, no Edifício Dante de Oliveira, interpretam que os blocos vão servir para pressionar o governador José Pedro Taques (PSDB), enquanto outras correntes avaliam como ensaio pré-eleitoral.

A Mesa Diretora explicou que os blocos têm validade para o último ano legislativo da 18ª Legislatura, que se encerra em fevereiro de 2019.

Embora a Mesa Diretora esteja de posse dos requerimentos, ainda são possíveis alterações na formação dos blocos. O líder do governo e do Bloco Integração na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), em princípio, apresentou 14 assinaturas de deputados para compor o bloco da base do governo estadual. Todavia, os deputados Wagner Ramos (PSD) e Wancley Carvaho (PV), também tinham assinado requerimento do bloco Independente.

“Os deputados Wagner Ramos e Wancley Carvalho já protocolaram a desistência do bloco Independente e vão continuar no Integração. Assim, confirmamos 14 deputados e ainda esperamos que mais alguns colegas se juntem ao grupo”, afirmou o líder do bloco e do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A deputada Janaína Riva (MDB) apresentou à Mesa Diretora a composição do bloco Oposição, com os deputados Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PT) e Zeca Viana (PDT), além dela própria. “Vamos nos manter na oposição com o respaldo da população. Não temos meio termo”, enfatizou a filha do ex-deputado José Riva.

O deputado Oscar Bezerra (PSB) confirmou a presença de oito assinaturas no bloco denominado Independente e afiançou que não foi informado da desistência ou alteração de nenhum membro. Bezerra se referia a Wagner Ramos e Wancley Carvalho.

Como a conta não fecha, uma vez que a Assembleia Legislativa é composta por 24 parlamentares e a soma dos três blocos, resulta em 26, o presidente Eduardo Botelho (PSB) solicitou que os deputados que estiverem em dois grupos manifestem seus posicionamentos.

Divisão das comissões
A divisão dos blocos é essencial para a formação das bancadas que irão indicar os membros das comissões permanentes na Assembleia Legislativa. São 13 comissões permanentes divididas em quatro núcleos, sendo que cada uma delas possui cinco membros titulares e cinco membros suplentes. O preenchimento das cadeiras nas comissões é feito por blocos de maneira proporcional ao número de integrantes do grupo. Desta forma, quanto mais deputados um bloco possuir, mais vagas ele terá em cada comissão.

Atualmente a Assembleia possui o Núcleo Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); o Núcleo Social, responsável pelas comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso; de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; de Saúde, Previdência e Assistência Social e pela comissão de Segurança Pública e Comunitária.

Ao Núcleo Econômico estão vinculadas as comissões de Defesa do Consumidor e do Contribuinte; de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. O Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico possui a Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária; a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo; a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes; a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais e a Comissão de Revisão Territorial, dos Municípios e das Cidades.

Composição dos Blocos

Integração: Baiano Filho (PSDB); Jajah Neves (PSDB); Saturnino Masson (PSDB); Eduardo Botelho (PSB); Professor Adriano (PSB); Gilmar Fabris (PSD); Ninniho Ondanir Bortolini (PSD); Wagner Ramos (PSD); Doutor Leonardo Albuquerque (PSD); Pedro Satélite (PSD); Adalto de Freitas (SD); Sebastião Rezende (PSC); Wancley Carvalho (PV) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

Independente: Oscar Bezerra (PSB); Mauro Savi (PSB); Romoaldo Junior (MDB); Silvano Amaral (MDB); Guilherme Maluf (PSDB); José Domingos Fraga (PSD); Wagner Ramos (PSD)* e Wancley Carvalho (PV)*.

Oposição: Janaina Riva (MDB); Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PT) e Zeca Viana (PDT).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/427752/visualizar/