Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 21 de Fevereiro de 2018 às 16:28
Por: Assessoria MT

    Imprimir


A participação masculina é predominante, mas em todas as modalidades de tiro temos participações femininas e adolescentes
A participação masculina é predominante, mas em todas as modalidades de tiro temos participações femininas e adolescentes

Começa o 26º Campeonato Estadual de Tiro 2018, em Lucas do Rio Verde (300km de Cuiabá). Além de ser uma potência agrícola no Estado, a cidade também produz campeões. É de Lucas o Campeão Mundial de Tiro de IPSC, Kenji Murakami.

O IPSC é apenas uma das seis modalidades que envolve o Campeonato Estadual. A Federação de Tiro de Mato Grosso também realiza provas de Trap Americano, Silhueta Metálica, Saque Rápido, Steel Challenge (Desafio do Aço) e Precisão de Fuzil. Algumas das modalidades de tiro com campeões brasileiros de destaque.

A participação masculina é predominante, mas em todas as modalidades de tiro temos participações femininas e adolescentes (menores de 18 anos, devidamente autorizados e acompanhados pelos pais). “É um contexto que revela a seriedade e a segurança que envolve a prática do esporte”, frisa o presidente da FTMT, Fernando Raphael.

A FTMT tem mais a comemorar, esse ano (mês de abril) a Federação completa 25 anos de fundação.

“O esporte teve um crescimento significativo nos últimos anos, a sociedade começou a entender o tiro como prática esportiva mesmo, possuímos grandes campeões brasileiros e campeão mundial; e ainda estamos de aniversário de 25 anos marcado”, exalta Raphael.

Modalidades do tiro

ISPC - Considerada pelos seus competidores a modalidade de tiro mais dinâmica. O grande desafio é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível, percorrendo “stages” ou pistas de diferentes cenários. Nessa etapa serão 8 pistas, com 163 disparos mínimos. Todas as pistas são construídas atendendo regras rigorosas de segurança. Os atletas de IPSC são organizados em divisões de acordo com o tipo de arma do atirador. São elas: Revolver, Open, Standard, Classic, Production e Light.

Saque Rápido - Até hoje ninguém conseguiu atingir a pontuação máxima dessa modalidade. Ao iniciar a prova, o atleta deve estar com as mãos acima dos ombros, arma carregada no coldre, e os disparos devem atingir o centro do alvo. São 5 alvos a distâncias de 5 a 15 metros, com tempos pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos.

Steel Challenge – Essa é a modalidade conhecida como Desafio do Aço. É uma competição interessante para o expectador pelo uso de alvos metálicos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível.

Silhueta Metálica - É considerada uma das modalidades mais difíceis. Possui características distinta do dinamismo das demais, pois exige estandes próprios. Os alvos são metálicos e lembram o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros. Eles são organizados em filas de 10 com distâncias entre 25 e 100 metros e o atirador tem 4 minutos para derrubar cada fileira. Concentração e muita precisão é a exigência básica para um competidor deste esporte.

Trap Americano – Imagine um prato de aproximadamente 10 cm saindo sem direção de uma casamata semienterrada distante a 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

Precisão de Fuzil – Deitado, o competidor tem 10 minutos para acertar o centro de um alvo, que pode estar distante a 100, 200 e ou 300 metros. Em Lucas, no Clube de Tiro Seriema, os alvos estarão a 100 metros de distância. Claro, ganha aquele que atingir a pontuação máxima, com acertos concentrados no meio do alvo.

O que: 1ª Etapa do XXVI Campeonato Estadual de Tiro 2018

Quando: 23 e 24 de fevereiro

Horário: das 8h às 15h30

Onde: Lucas do Rio Verde, Clube de Tiro Seriema, Av.: Paraná, s/nº

Contato: Tábata Almeida (66) 99998-0807





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/427754/visualizar/