Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 21 de Julho de 2018 às 18:26
Por: Fabiana Mendes/Olhar Direto

    Imprimir


A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso, já alcançou 99,63% dos animais envolvidos. De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), apresentados nesta quinta-feira (19), durante a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa foram vacinados 29.568.091 bovinos e bubalinos. Durante a campanha o Indea acompanhou a vacinação de 2.207.347 animais distribuídos em 2.794 propriedades.

Mato Grosso é líder na produção comercial com um rebanho de 30.089.432 de animais, e desde 2005 mantém índice de vacinação contra a febre aftosa acima de 99%, verificando-se homogeneidade entre as regiões do estado.

Nesta etapa é obrigatória a imunização de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, com exceção dos animais das propriedades localizadas no baixo pantanal.

Segundo a assessoria de imprensa, existem 106.433 propriedades com produção de bovinos e bubalinos no estado, sendo que 1.339 não fizeram o registro da vacinação junto ao Indea. Segundo a presidente do Indea, Daniella Bueno, todas as propriedades que não declararam a imunização do rebanho junto à autarquia já estão sendo visitadas.

"As propriedades que não realizaram a vacinação dentro do período da campanha serão autuadas e terão a vacinação acompanhada pelo Indea", pontuou Daniella.

Para quem deixou de vacinar dentro do período da campanha a multa é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. Já quem deixou de comunicar a vacinação ao Indea fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

O diretor-técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, destacou o papel do produtor rural. "Enquanto produtores, somos responsáveis por todo o processo da vacinação, desde a compra da vacina até a aplicação e comunicação junto ao órgão de defesa, e o resultado da campanha representa o compromisso do produtor com a sanidade animal do rebanho, e queremos continuar nessa parceria para evoluirmos para a retirada da vacinação".

Para o secretário adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Alexandre Possebon, "esses números são extremamente importantes e mostram a consciência da manutenção do status sanitário, e solidificam a participação do estado como maior produtor, com maior rebanho comercial do país, garantindo a participação da carne mato-grossense em vários mercados internacionais".

O superintendente Federal da Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT), José de Assis Guaresqui, "Mato Grosso vem sempre despontando na cobertura da vacinação, o que demonstra que o trabalho que tem sido feito tem atingido os objetivos do Ministério da Agricultura, que é a evolução no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que permitirá o avanço para o status de livre de febre aftosa sem vacinação".

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996. E desde o ano 2000, o estado é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/428794/visualizar/