Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Agosto de 2018 às 19:06
Por: Da Assessoria

    Imprimir



A prefeitura municipal de Nortelândia através da Secretária Municipal de Saúde tem promovido investimentos importantes para consolidar o programa de governo voltado para a qualidade na prestação dos serviços públicos de saúde, notadamente com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal.

O ex-secretário municipal de Saúde Rubilan Nunes de Oliveira, hoje enfermeiro e coordenador da Estratégia da Família (ESF 1) do Bairro Joaquim da Silva, intensificou o programa no início da atual gestão em Janeiro de 2017, o que foi seguido pelo atual Secretário de Saúde Leonam Silva Cruz.

A determinação da atual gestão é melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para tanto, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados constantemente.

Nestes últimos dias, o Ministério da Saúde enviou dois representantes para avaliar as unidades de saúde do município, como infraestrutura e atendimento a população, bem como a equipe de profissionais que atuam nas unidades.

Foram entrevistados quatro clientes de cada unidade de saúde, com respeito a sua privacidade, e estes responderam diversos questionamentos quanto ao atendimento e programas desenvolvidos no município.

Desde o ano passado, que a equipe de Nortelândia trabalha observando os indicadores do PMAQ e os do Tribunal de Contas do Estado através do PDI, que serviram como base para traçar as prioridades, e principalmente no tocante a qualidade de vida da população.

Foram analisadas, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados aos municípios, e neste quesito Nortelândia tem avançado consideravelmente.

O prefeito municipal Zema Fernandes, esclareceu que sua determinação é a de que as equipes façam todas as intervenções necessárias para alcançar a satisfação dos clientes do Sistema Único de Sáude (SUS), e para isso priorizou grande parte dos recursos para saúde.

“Nosso governo não mede esforços para oferecer qualidade na prestação do serviço público de saúde, buscando parcerias e aprimorando as ações voltadas para qualidade de vida do cidadão” disse ele.

O PMAQ tem otimizado o que a administração municipal desenvolve desde os primeiros meses de 2017, principalmente com profissionais de excelente qualidade.

Equipes:

ESF I Joaquim da Silva -Coordenação Rubilan Nunes de Oliveira

ESF II Bairro Bandeirantes -Rayane Lobo

ESF III -Allan e Atilana

Secretária Municipal de Saúde -EnfermeirasJuliana e Thais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/428844/visualizar/