Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 29 de Janeiro de 2019 às 16:22
Por: G1 MT

    Imprimir


Pesca continua proibida em rios que fazem divisa com outros estados — Foto: Gcom-MT
Pesca continua proibida em rios que fazem divisa com outros estados — Foto: Gcom-MT

O período de Piracema, que começou em outubro, termina na próxima quinta-feira (1º), nos rios de Mato Grosso. A medida também vale para rios federais que cortam o estado. No entanto, em regiões de divisa com outros estados e em áreas de preservação permanente, a pesca continua proibida.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em rios, como Juruena, na divisa com o Amazonas, no Paraguai, divisa com Mato Grosso do Sul, Araguaia, no limite com Goiás, a pesca continua proibida. Um mapa dos pontos onde não é possível pescar, está disponível no siteda secretaria.

Ainda segundo a Sema, os peixes ainda não podem ser comercializados, nem transportados para outros estados.

Com a liberação da pesca algumas regras precisam ser seguidas, entre elas: estar habilitado com a carteira de pesca, não usar apetrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para pescador amador é de 5 kg e para profissional é de 125 kg por semana.

Segundo a Sema, estudos científicos apontam que nas três bacias hidrográficas do estado, os meses de outubro, novembro e dezembro são os que têm maior atividade reprodutiva dos peixes, em torno de 80%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/430152/visualizar/