Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 20 de Março de 2019 às 09:43
Por: Junior Martins/Da Assessoria

    Imprimir


Junior Martins

Com data de estreia no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano marcada para ocorrer no fim do mês de junho, o Cuiabá Arsenal terá quatro meses para desenvolver o elenco de jogadores em três níveis: corpo, mente e coração. E é no primeiro desses quatro meses de treino, no mês de março, que se fará a iniciação esportiva ao futebol americano e a equalização dos diferentes perfis, dos veteranos com novatos e das desiguais condições de preparo físico.

“Atualmente temos três treinos coletivos por semana, mas isso pode ser dilatado para quatro quando se aproximarem as datas dos jogos. Precisaremos aprontá-los fisicamente, culturalmente e psicologicamente. Precisarão ter seus corpos prontos para o futebol americano, conhecer a cultura do esporte, nisso incluímos técnicas e táticas, e ter as mentes fortificadas. Não será fácil, mas começaremos devagar e depois intensificaremos”, fala o treinador americano, Thomas Kudyba.

O Cuiabá Arsenal tem 145 atletas sendo desenvolvidos para compor o elenco que disputará as competições full pads deste ano e parte deles são iniciantes que entraram para a equipe na última peneira (tryout), realizada no fim de janeiro. E, segundo o educador físico e capitão, Igor Mota, na primeira fase de treinos é dada a iniciação esportiva para a modalidade, na qual são mostrados todos os fundamentos, tanto noções de jogo quanto comportamental para se ter êxito.

“A iniciação esportiva serve para todos os jogadores, veteranos e novatos. Eles treinam juntos com o objetivo de ganhar preparo físico e adaptar se a nova rotina de atividade física. Quem chega com histórico esportivo leva menos tempo à adaptação neuromuscular, que é fazer o corpo entender e executar aquilo que a mente pede, e quem chega sem histórico ou sedentário levará um pouco mais de tempo, mas todos são beneficiados e aprontados para essa rotina”, diz Mota.

De acordo com o capitão, o futebol americano é um esporte diferente do que os brasileiros estão acostumados, pois tem propriedades distintas de outros, uma delas é o uso do centro de gravidade baixo. Em que o atleta fica numa posição de perna flexionada durante a partida e isso causa desconforto àqueles que não estão habituadas com a posição. Então a iniciação esportiva servirá para que passem a se sentir confortáveis com a nova cultura de movimentação.

“Pratico esporte desde criança, comecei com o futebol e depois com os esportes com mãos, como basquete, vôlei e handebol. Destaquei no vôlei e competi em regionais. Criei a vontade de participar do futebol americano quando passei a acompanhar a liga estadunidense pela televisão. Daí decidi sentir a emoção de jogá-lo. Me preparei por cerca de um ano para entrar no time e acredito que isso ajudará nos treinos”, conta Fábio Silva, 29 anos, consultor de gestão de projetos.

“Estou abrindo minha hamburgueria, onde faço tudo, desde planejar, administrar e cozinhar, e isso gera muito trabalho. Estava sem fazer nenhum esporte, estou com sobrepeso e precisava fazer algo por minha saúde. E como admiro o futebol americano e nele meu peso extra é visto como vantagem, optei por praticá-lo. Os treinos estão difíceis e puxados, mas vou insistir. Gostaria de um dia saber como é jogar com eles”, disse Henrique Sendeski, de 22 anos, empresário.

O Cuiabá Arsenal terá seis partidas na 1ª fase do Campeonato Brasileiro, onde enfrentará três equipes de Mato Grosso em partidas de ida e de volta. Terá o confronto de estreia contra o Sorriso Hornets, em final de junho, em Sorriso, em seguida pegará o Rondonópolis Hawks, em meio de julho, em Cuiabá, depois o Sinop Coyotes, em início de agosto, em Sinop, repete o Coyotes, em final de agosto, em Cuiabá, pega o Hawks, em setembro, em Rondonópolis, e fecha com Hornets, em outubro, em Cuiabá. Mais informações no Facebook do Arsenal.

Parceiros

O Cuiabá Arsenal tem patrocínio do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), da Unic (Universidade de Cuiabá), Sorveteria Nevaska, GTX Sports, Sinepe-MT (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso), Fato Cursos e da Rodrigo Auto Center. Tem apoio da Academia Phidias, Academia Meta Fitness, Xavante CrossFit, Squad65 Crossfit, Influx Escola de Idiomas, FCS Comunicação e Prefeitura de Cuiabá. E os pontos de vendas de ingressos são: Futeboll Mania, Nutri Mundo Suplementos e Sarate Suplementos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/430719/visualizar/