Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 09 de Abril de 2019 às 16:46
Por: Júnior Martins/Da Assessoria

    Imprimir


Júnior Martins

Jogador do Cuiabá Arsenal de 2015 a 2017, Durval Queiroz Neto, vulgo ‘Duzão’, um cuiabano de 26 anos, 1,94m de altura e 138kg, um Defensive Tackle formado no futebol americano de Mato Grosso, foi selecionado pelo Miami Dolphins para participar da pré-temporada 2019 da NFL (National Football League). E, dessa forma, treinará com a equipe e poderá fazer história como o 2° atleta brasileiro e o 1° oriundo do futebol americano nacional a jogar na maior liga de FA do mundo.

O Miami Dolphins e a NFL anunciaram a contratação de Duzão, nessa segunda-feira (08.04), por meio das respectivas redes sociais. A entrada dele ocorreu pelo International Player Pathway Program, que é um programa que oportuniza aos atletas estrangeiros a chance de entrar para a NFL. E a escolha foi baseada na performance no Proday, onde obteve números impressionantes, como melhor resultado no exercício ‘3 Cone Drill’ e terceiro no ‘tiro de 40 jardas’.

“Acredite nos seus sonhos mesmo que possam parecer burrice. Você é gigante por natureza. Fizemos história e quem será o próximo? Pode ser você. Agradeço a Deus por ter cuidado de todos os detalhes e colocados as pessoas certas na minha vida durante esta jornada, como minha família. E obrigado ao Miami Dolphins pela oportunidade, farei todos orgulhosos, principalmente, meu país”, comentou o ex-jogador do Cuiabá Arsenal, Durval Queiroz Neto, em rede social.

O cuiabano se desenvolveu como atleta de futebol americano no Cuiabá Arsenal, em 2015, 2016 e em 2017, período em que conquistou dois títulos de campeão estadual (2015 e 2016) e jogou em três temporadas do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. E mudou-se para os Estados Unidos da América (EUA) no ano seguinte, em 2018, com o objetivo de perseguir o sonho de ser jogador profissional na NFL. Um sonho que está a cada dia mais palpável.

Para ir além da pré-temporada, que é o período que antecede a temporada de competições na NFL, um período onde os times se preparam para o campeonato americano, Durval Neto precisará manter um excelente desempenho nos treinos no Miami Dolphins e, posteriormente, passar pelo processo seletivo que formará o elenco oficial que disputará a NFL 2019. A notícia da possibilidade de outro brasileiro jogar na NFL levou os internautas brasileiros a ‘loucura’.

Liga Brasileira

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano contará com a participação de 33 equipes de 21 estados, fará mais de 200 jogos, terá mais de cinco mil atletas e começará em junho e findará em dezembro de 2019. E Mato Grosso contará com quatro representantes no certame, o Cuiabá Arsenal (bicampeão – 2010 e 2012), o Sorriso Hornets (sem títulos na primeira divisão), o Rondonópolis Hawks (sem títulos na primeira divisão) e o Sinop Coyotes (também sem títulos).

Na primeira fase do Campeonato Brasileiro, chamada de fase de grupos, todos os quatro times mato-grossenses farão parte do ‘Grupo Oeste’ da Conferência Centro-Oeste, na qual farão seis jogos cada, de todos contra todos, em partidas de ida (como visitante) e de volta (como mandante). E o Cuiabá Arsenal estreará contra o Sorriso Hornets, no dia 29 de junho, em Sorriso, e depois enfrentará o Rondonópolis Hawks, no dia 20 de julho, talvez na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Cuiabá possui dois estádios com capacidade para receber os jogos do Brasileiro, o Estádio Municipal Presidente Eurico Gaspar Dutra, o famoso ‘Dutrinha’, que está interditado a quatro anos e passa por processo de reforma para voltar a funcionar, e a Arena Governador José Fragelli, a Arena Pantanal, que é gerida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e que ainda não autorizou os jogos de FA na Arena, apesar do Arsenal já ter feito a solicitação.

“Em reunião com a Secel, nos foi dito que seria possível jogar na Arena Pantanal. Nós protocolamos um ofício, no dia 07 de março, com todas as datas de nossos jogos, mas ainda não tivemos resposta oficial. Também solicitamos autorização para um amistoso de preparação, onde foi dito que verificariam a tabela de jogos da Série B do futebol. Os jogos da Série B do futebol ocorrem nas sextas e os nossos da Séria A aos sábados ou domingos. Então um não interfere no outro. Acredito que estão desconsiderando nossas partidas, mesmo sendo jogos de Série A”, avalia o presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Barbosa Junior.

Com exceção dos dois estádios, a Capital não tem outro local com boa estrutura para receber o Campeonato Brasileiro. E, caso não seja dada autorização para jogar na Arena Pantanal, um espaço que deveria ser multiuso, sobrariam os mini-estádios da Capital, que tem estrutura precária e abandonada, e ou transferir os jogos para o interior, o que oneraria uma instituição sem fins lucrativos, com forte e reconhecida atuação social, e que possui dificuldades financeiras para existir.

Calendário do Arsenal

Fase de Grupos (mandante x visitante)

Jogo 1 – Sorriso Hornets x Cuiabá Arsenal (29/06)

Jogo 2 – Cuiabá Arsenal x Rondonópolis Hawks (20/07)

Jogo 3 – Sinop Coyotes x Cuiabá Arsenal (10/08)

Jogo 4 – Cuiabá Arsenal x Sinop Coyotes (24/08)

Jogo 5 – Rondonópolis Hawks x Cuiabá Arsenal (14/09)

Jogo 6 – Cuiabá Arsenal x Sorriso Hornets (12/10)

Release: Junior Martins

Crédito Fotografia (fotos 1, 2 e 3): Miami Dolphins

Crédito Fotografia (fotos 4 e 5): Junior Martins





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/431061/visualizar/