Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 11 de Junho de 2019 às 09:57
Por: Folha Max

    Imprimir


Aumenta o número de escolas estaduais de Mato Grosso que retornam às aulas tanto de forma integral como parcial. Cidades como Tangará da Serra (a 239 quilômetros a médio-norte), que conta com 20 escolas, e Sorriso (a 420 quilômetros ao norte) com oito unidades escolares, estão com apenas uma unidade parada em cada município.

Em todo o Estado, são 361 escolas em atividade, incluindo as parciais, nas quais um turno ao menos está em funcionamento. Em General Carneiro (442 quilômetros a leste da Capital) as sete escolas estão funcionando na totalidade. A Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda, voltou às atividades nesta segunda-feira (10.06). As outras seis escolas não aderiram à paralisação.

Segundo o diretor Tárcio Pereira Resende, nesta segunda-feira os profissionais da educação, da área administrativa e de apoio voltaram a trabalhar nomalmente. “Nesta terça-feira (11.06) os alunos voltam para estudar. Já estamos agilizando a reposição de aula e, para isso, já entramos em contato com a assessoria pedagógica”, frisou.

Tárcio Resende explicou que os professores fizeram uma assembleia na escola para decidir pela volta, pois a unidade escolar depende de alunos e também do transporte escolar para funcionar. “Foi uma decisão correta dos nossos profissionais da educação”, assegurou.

Na EE Pindorama, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul da Capital), o retorno das aulas ocorreu antes. Na quarta-feira (05), os profissionais da educação fizeram uma assembleia na própria escola e optaram pelo retorno às aulas.

“Com a decisão de voltar às aulas, no dia seguinte, quinta-feira (06) tivemos a presença dos alunos com o reinício das atividades. Desde o início da paralisação, foi firmado o acordo de fazer uma assembleia e que a decisão da maioria valeria. Como a maior parte dos profissionais da educação não queria continuar o movimento de paralisação, então, voltamos ao trabalho”, explica a secretária escolar Samira Mendes.

Mais escolas retornam

Em menos de uma semana, de 25 unidades, o número aumentou para 35 as escolas que funcionam ao menos em um turno em todo o Estado. Da última quarta-feira (05.06) até esta segunda-feira (10.06), mais seis escolas voltaram às atividades. Destas seis, três são de Campo Verde (a 131 quilômetros ao sul de Cuiabá): EE Jupiara, EE Ulisses Guimarães, EE Waldemon Moraes Coelho. A estas, somam-se as EE Alfredo José da Silva (Barra do Bugres – a 168 quilômetros ao médio-norte), EE Maria Miranda Araújo (Colniza – a 1065 quilômetros a noroeste) e EE Luiz Carlos Ceconello (Lucas do Rio Verde – 354 quilômetros ao norte).

Tangará

Em Tangará da Serra, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Antônio Casagrande também retornou às atividades. Com isso, nenhuma das quatro escolas estaduais do município estão paralisadas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/431915/visualizar/