Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 14 de Junho de 2019 às 14:15
Por: Marcos Lopes/ALMT

    Imprimir


Em seis meses de atuação, o deputado estadual Dr. Gimenez já apresentou 91 proposições à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Um total de 18 projetos lei está em tramitação, a maioria na área da saúde, principal bandeira de atuação do parlamentar de São José dos Quatros Marcos, município da região sudoeste e que fica a 300 km da capital cuiabana.

Quatro Marcos comemora seus 52 anos de fundação no próximo sábado (15) tendo, agora, seu primeiro deputado estadual eleito. Atuante na região por mais de 40 anos como médico da família, Dr. Gimenez busca na carreira política trabalhar pelo desenvolvimento da região por meio da interlocução com o Governo do Estado e os demais poderes constituídos.

“Esta é uma região que vem enfrentando declínio devido ao abandono das inúmeras administrações estaduais e municipais, nos últimos anos. Um reflexo disso é que de uma população com aproximadamente 30 mil habitantes, entre as décadas de 1980 a 1990, durante a sua pujança econômica, o município vem enfrentando declínio socioeconômico e ficou reduzido a cerca de 18 mil moradores”, explica.

O parlamentar tem destinado grande parte da sua atenção às pautas do município, somando até início de junho 17 indicações ao Executivo estadual em áreas como agricultura familiar, educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Entre as demandas estão melhorias na estrutura da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que atende estudantes da rede estadual de ensino.

Também foram solicitadas ações de recapeamento, tapa-buracos, sinalização e pavimentação em rodovias estaduais que passam pela cidade, entre elas, as MT’s 175 (Jauru até o Entroncamento do Cacho – Mirassol D’Oeste) e 339 (Glória D’Oeste a Quaro Marcos), além do asfaltamento da Rua Perimetral Norte de Quatro Marcos. “Estamos em tratativas com o governo sobre a possibilidade de instalação de uma unidade da Politec e do Corpo de Bombeiros para atender à população na sede do município”.

Já são mais de 30 indicações quando incluídas as localidades vizinhas de Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga, Indiavaí, Porto Esperidião, Salto do Céu, Jauru e Pontes e Lacerda. Nesse período, Dr. Gimenez tem 55 indicações em tramitação na Casa de Leis, além 12 moções de aplausos; três requerimentos; duas moções de congratulação e uma moção de pesar.

Fazer diferença

Luís Amilton Gimenez, 67 anos, o “Dr. Gimenez”, do Partido Verde (PV), é nascido em José Bonifácio, interior de São Paulo. É médico, voltado ao atendimento da família, com mais de 40 anos de profissão que começou carreira, em 1977, em São José dos Quatro Marcos, atendendo por mais de 20 anos na saúde pública.

Também morou na cidade de Pontes e Lacerda, entre os anos de 2001 e 2011, retornando posteriormente a S.J. Quatro Marcos, onde residiu até janeiro deste ano. Aliás, o parlamentar contribuiu com o desenvolvimento regional, sendo membro-fundador do Lions Club de Quatro Marcos e de Mirassol D’Oeste, realizando por intermédio dessas entidades consultas gratuitas para a população e sendo coordenador de área da campanha fenda palatina (lábio leporino) em parceria com Bauru (SP/Centrinho).

“A indignação com a precariedade da saúde e as dificuldades enfrentadas por usuários do serviço, profissionais médicos e pessoal de apoio me impulsionaram a ingressar na vida política. Com a experiência que eu tenho, quero somar com as políticas públicas voltadas à saúde”, explica o deputado que se elegeu, em 2018, com 12.058 votos e mais uma vez entrou para a história do município.

Se no passado ele levou progresso e ‘fez a diferença’ por se estabelecer como médico da localidade, como parlamentar Dr. Gimenez buscará fazer a diferença. “Tem uma história que nunca me esqueço. Quando eu cheguei à cidade, em uma visita ao cemitério, o coveiro me disse que ele e a comunidade tinham muito a agradecer porque parou de morrer criança. Então, fazer a diferença para a população naquele momento me tirou a ideia de voltar a São Paulo. Sinto atualmente esse mesmo comprometimento, mas, em um outro nível”.

Importância histórica

A cidade de São José dos Quatro Marcos foi fundada no dia 15 de junho de 1967, completa oficialmente 52 anos, mas pertence à região oeste, uma das mais antigas e importantes de Mato Grosso e que abrigou a primeira capital estadual: Vila Bela da Santíssima Trindade.

Dr. Gimenez lembra que houve um corredor do progresso ao longo dos municípios que surgiram ao longo da BR 175, atraindo milhares de imigrantes de várias regiões do país, principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Tivemos diversos ciclos econômicos, passando pelo café, a banana, o algodão, pecuária de leite, junto à agricultura familiar, e recentemente a teca, ou seja, temos uma história muito rica”.

Quatro Marcos tem origem em projetos de colonização implantados pela iniciativa privada. Em 1962, Zeferino José de Matos adquiriu uma extensa área de terras da imobiliária Mirassol, tornando-se o grande pioneiro e fundador. Mas o povoamento só teve início oficial em 1966, com a doação de 1,2 alqueires (cerca de 2,9 hectares) para o ‘assentando dos quatro marcos’.

No centro das medições, partiam quatro linhas que formavam 90º entre elas. Linhas que correspondem, hoje, às Avenidas São Paulo e Dr. Guilherme Cardoso, no centro da cidade. Como existiam os ‘quatro marcos’ no centro desse loteamento, surgiu o nome Quatro Marcos. São José foi acrescentado depois, por ser o santo da devoção da comunidade.

Curiosidade: apenas no ano de 1977, a partir da Lei nº 3.934, foi criado o Distrito de São José dos Quatro Marcos, que obteve denominação simplificada em 14 de dezembro de 1979, apenas para ‘Quatro Marcos’. A população interviu e exigiu o nome completo, São José dos Quatro Marcos, conseguindo isso com a Lei nº 4637, de 10 de janeiro de 1984.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/431981/visualizar/