Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 15 de Julho de 2019 às 10:23
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


As instituições culturais do estado de Mato Grosso que já atuam há mais de três anos promovendo ações de formação, assistência e intercâmbio, participação social e mobilização em rede, informação e comunicação, tem até o dia 31 de julho para se inscrever no edital da rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso. A data foi prorrogada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O edital vai contemplar ao todo 30 instituições culturais sem fins lucrativos com prêmios de R$ 30 mil para cada uma, totalizando R$ 900 mil de recursos provenientes da Política Nacional de Cultura Viva.



Outras datas do cronograma também foram alteradas, e a divulgação do resultado final passa para 16 de setembro. Outra mudança foi a redação do item 1.1. Agora, ele indica: “Este Edital tem por objeto premiar, por meio de repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Cultura Viva, 30 (trinta) instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, com atuação comprovada há pelo menos 3 (três) anos em atividades culturais, com o propósito de reconhecer ações de formação; assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede; informação e comunicação”.

Pontos de Cultura são organizações que articulam e impulsionam ações nas comunidades, agregando agentes culturais e compondo uma rede horizontal de difusão de iniciativas culturais. Eles atuam na efetivação do direito à cultura, principalmente para segmentos e populações carentes de bens e serviços culturais.



O edital prevê que 60% dos projetos contemplados sejam do interior do Estado, e 40% da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Chapada dos Guimarães).



A Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso foi iniciada em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Aproximadamente 30 municípios mato-grossenses são atendidos pelos projetos contemplados em editais de 2009 e 2016, além dos Pontos de Cultura que aderiram à rede de forma voluntária conforme prevê a Lei da Política Nacional de Cultura Viva.



Todas as informações referentes ao edital estão disponíveis no site da Secel, no menu Editais - Edital Pontos de Cultura 2019. Os interessados podem fazer contato presencial, na sede da Secretaria, localizada Avenida Lava Pés, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, ou pelos telefones (65) 3613-0245 ou (65) 3613-0233, e pelo email cfic@secel.mt.gov.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432306/visualizar/