Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Julho de 2019 às 10:15
Por: Thalyta Amaral/GD

    Imprimir


O HPV (papilomavírus humano).
O HPV (papilomavírus humano).

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que Cuiabá é a terceira capital do país com maior prevalência, ou seja, com maior ocorrência do Papilomavírus Humano, o HPV. Segundo o estudo, 61,5% dos habitantes possuem a infecção, acima da média brasileira, que é de 54,6%.

Cuiabá fica atrás apenas de Salvador (BA), que 71,9% de seus habitantes com o HPV, e Palmas (TO), com 61,8% de moradores infectados.

A capital com o menor percentual de infectados foi Recife (PE), com 41,2%. Entre os pesquisados, somente 51% disseram usar preservativo e em mais de 70% dos casos os entrevistados relataram estar em um relacionamento estável.

O HPV infecta a pela ou mucosas de homens e mulheres e é transmitida sexualmente. Esse vírus é o principal causador de câncer de colo de útero e de tumores no pênis.

A vacina ainda é a melhor foram de se proteger do HPV, porém, ela só é distribuída gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, pessoas com HIV e transplantados com idades entre 9 e 26 anos. No entanto, ela só é eficaz se a pessoa não teve ainda contato com o vírus.

Por isso, segundo o Ministério da Saúde a camisinha é um método importante de prevenção, mas, se o parceiro tiver lesões (verrugas) em áreas não protegidas pelo preservativo, o vírus pode ser transmitido.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432362/visualizar/