Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Julho de 2019 às 12:17
Por: Sandra Carvalho/Da Assessoria

    Imprimir


Conhecido popularmente como exame de curva, as Provas Funcionais ou Curvas Funcionais são exames úteis para diagnosticar algumas doenças endócrinas, especialmente deficiências do hormônio de crescimento ou puberdade precoce em crianças, alterações na glândula supra renal ou tireóide.

A prova do hormônio de crescimento (GH) com estímulo de clonidina, por exemplo, é uma das provas mais realizadas como explica pediatra Natasha Slhessarenko, a única de Mato Grosso a fazer este tipo de exame. Neste caso, é dada a medicação por via oral, mede-se o hormônio de crescimento em tempos pré-determinados e avalia-se a resposta.

“A queda na pressão arterial é um estímulo para a liberação do GH. O efeito adverso mais comum dessa prova é a sonolência”, ressalta a pediatra.

Outra prova funcional que também avalia a produção do hormônio de crescimento é a prova do GH com o estímulo de insulina. “Nesse caso é dada insulina rápida na veia do paciente. A insulina induz queda nos níveis sanguíneos da glicose (hipoglicemia), que por sua vez, é um potente estímulo para a liberação do GH”, frisa ela.

A partir dos resultados destas provas é possível avaliar se há ou não deficiência do hormônio do crescimento e propor terapia com GH, nos casos em que há deficiência.

“Todas as provas funcionais devem ser acompanhadas por médico”, pontua a pediatra, observado que o exame também é aplicado em adultos, em casos específicos.

A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde oferece o exame da curva, que é realizado pela própria Dra. Natasha Slhessarenko. Os exames podem ser agendados pelo telefone (65) 3029-9700, pelo site www.vidavg.com.br ou na própria clínica, que fica na Rua Mamede Untar, Centro de Várzea Grande.

A Vida Diagnóstico e Saúde é a primeira instituição de medicina diagnóstica do país a receber a certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Possui um dos mais modernos parques tecnológicos de imagens da região Centro-Oeste e é a primeira a oferecer check-up completo em um único lugar, incluindo setor especializado em vacinas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432374/visualizar/