Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 26 de Julho de 2019 às 09:43
Por: Junior Martins/Da Assessoria

    Imprimir


Junior Martins

O 44° Batalhão de Infantaria Motorizada, conhecido historicamente por “Batalhão Laguna”, em Cuiabá, sediará o confronto do Cuiabá Arsenal com o Rondonópolis Hawks no próximo domingo, no dia 28 de julho, às 14h, com abertura dos portões às 13h30, com entrada por um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituição filantrópica, e limitado para os primeiros 300 torcedores.

O Cuiabá Arsenal teve cinco confrontos com o Rondonópolis Hawks, entre 2015 e 2018, e foram vitoriosos em três deles. Foram três vitórias e uma derrota pelo Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano e uma perda num amistoso no ano passado. E o Cuiabá Arsenal está com o reforço do recebedor (Wide Receiver) americano, Kent Lee McDonald, nascido em Salina, no Kansas.

“Estou pela primeira vez no Brasil e me adaptei muito bem ao clima de Cuiabá, pois é bem semelhante ao de onde vim, no Kansas. Faz 3 anos que acompanho a liga brasileira de futebol americano e espero contribuir dentro e fora de campo com o Cuiabá Arsenal, tanto na preparação física, quanto na mental e na técnica dos jogadores”, comenta Kent Lee, de 28 anos, 1,92m de altura e 92 quilos.

McDonald jogou na Northwestern Oklahoma State University, de 2008 a 2011, onde teve recorde de capturas para touchdown, começou a carreira profissional no futebol americano de arena na equipe do Chicago Blitz, em 2014, e jogou no Amarillo Venom, no Texas, de 2015 até 2017. E, segundo o treinador do Arsenal, o americano Thomas Kudyba, ele aumentará as opções de jogadas do time.

“Joguei com ele no Chicago Blitz, em 2014, e lá vi ele jogar muito bem e ganhar o respeito dos demais atletas e dos treinadores. Aqui jogará principalmente como recebedor, mas também atuará como defensive end e ainda como corredor e linebacker. É bom ter um atleta com essa flexibilidade para assumir várias posições. Será muito útil estrategicamente”, avalia o técnico, Thomas Kudyba.

Para o treinador do Cuiabá Arsenal, o novo reforço servirá à estratégia de ataque e de defesa. E, no ataque, especialmente, poderá ser usado de duas formas: para marcar touchdowns com passes e com corridas e ser um dos ‘goleadores’ da equipe e ou para atrair a atenção da marcação da defesa adversária, distraí-la e isso permitir que outros dos atacantes marquem touchdowns.

Estádios na Capital

Cuiabá possui dois estádios e esses são os únicos dois lugares com capacidade para atender plenamente as necessidades de um jogo oficial e do regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, que são: a Arena Multiuso Governador José Fragelli (Arena Pantanal) e o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), mas ambos estão inacessíveis para o futebol americano de MT.

O Cuiabá Arsenal havia obtido permissões para partidas na Arena Pantanal e, dentre elas, o jogo contra o Rondonópolis Hawks, uma promessa dos titulares da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), Allan Kardec e Jefferson Neves, respectivamente, mas a autorização foi retirada, o que deixou o clube mandante desamparado.

Na sequência, em nota, a Secel declarou a Arena Pantanal um espaço com prioridade ‘especial’ para o futebol profissional, ou seja, todas as demais modalidades, principalmente amadoras, foram descartadas e, para elas, usar o estádio virou um sonho distante. Situação que deixou fãs de esportes amadores desgostosos, mas essa comunidade ainda nutre a esperança de um futuro com políticas públicas de valorização do amador, diferente do que ocorre atualmente.

O Estádio Dutrinha está interditado desde fevereiro de 2015, mais de quatro anos atrás, por causa de uma briga entre torcidas de times de futebol profissional. Desde então, dessa época para cá, não foram permitidos jogos com público no local, mas a Prefeitura de Cuiabá tem reformado o estádio e a comunidade aguarda sua conclusão, assim poderá voltar a mandar jogos no histórico estádio.

“Depois de desautorizados na Arena, nós procuramos outros locais para jogar, mesmo que não atendessem plenamente as necessidades. Então cogitamos jogar no miniestádio da Morada do Ouro, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, também cogitamos jogar no miniestádio de Chapada dos Guimarães, mas isso elevaria os custos do jogo, e, por fim, optamos pelo 44° BIMtz por atender melhor nossos objetivos”, diz o presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Barbosa Jr.

De acordo com o presidente do Cuiabá Arsenal, quando se discutiu sobre a construção da Arena Pantanal para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, na época, o Cuiabá Arsenal foi um dos argumentos utilizados por políticos para se justificar a construção de um grande estádio multiuso em Cuiabá, mas, nos dias de hoje, o clube foi deixado de lado, algo que entristece os torcedores.

O Cuiabá Arsenal continuará a tentar marcar partidas na Arena Pantanal, pois é o único estádio em funcionamento na capital mato-grossense e que tem estrutura para receber público. O clube fica impossibilitado de cobrar ingressos sem a Arena Pantanal e o Dutrinha. E é com a venda de ingressos que consegue pagar os custos de jogos e também com os ingressos que arrecada recursos para complementar os gastos com as viagens para competir em outras cidades.

Liga BFA

O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (série A), de nome oficial Liga BFA (série Elite), teve início no final de junho e o confronto entre Cuiabá Arsenal e Rondonópolis Hawks será o segundo de ambos na competição. Em que o Arsenal começou com derrota para o Sorriso Hornets por 16 a 03 e o Hawks começou com vitória sobre o Sinop Coyotes por 45 a 33.

Parceiros

Patrocinadores: Sicredi, Unimed Cuiabá, Universidade de Cuiabá, Sorveteria Nevaska, Clínica Genus, GTX Sports, Sinepe-MT, Fato Cursos, Pizzaiolla, Vida Diagnóstico e Saúde e Vida Imagem. Apoio: Phidias, Metta Fitness, Hard Training, Xavante CrossFit, Squad CrossFit, Polícia Militar, Influx Escola de Idiomas, Comercial Eldorado, Eder Sports, Malcom Pub, Instituto Iglesias de Odontologia, restaurante BonGrille, Água Puríssima e Prefeitura de Cuiabá.

Serviço

O 44° Batalhão de Infantaria Motorizada (44° BIMtz) localiza-se na avenida José Monteiro de Figueiredo, n°177, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, mas a entrada para o campo será pelo acesso lateral na rua Tenente Alcides Duarte de Souza. A entrada será ingresso social de um quilo de alimento não perecível e o espaço está limitado para 300 pessoas por ordem de chegada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432447/visualizar/