Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 29 de Julho de 2019 às 15:06
Por: Cida Rodrigues | Secel/MT

    Imprimir


A grande dimensão territorial de Mato Grosso não impediu a participação de nenhum município mato-grossense na abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019, realizada na noite de domingo (28.07), no ginásio de esportes Domingos Zandoná, em Água Boa.

Para representar suas escolas na fase estadual, algumas equipes percorreram mais de mil quilômetros, como é o caso das que vieram de Apiacás (1.700 km), Juína (1.500 km) ou Vila Bela da Santíssima Trindade (1.260 km). Independente da distância, o que importava ali eram a celebração e a emoção de estar entre as melhores equipes escolares de Mato Grosso, com a possibilidade de representar o Estado nas fases nacionais da competição.

Entrada da equipe de Apiacás na abertura da competição - Foto por: João Felipe-Secel/MT

Realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Escolares contam com o apoio do município-sede responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. Durante a solenidade, o prefeito municipal de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, falou sobre a importância de sediar o evento.

“Para nós é uma alegria muito grande sediar os Jogos Escolares. Agradeço o secretário Allan Kardec e ao Governo do Estado pela confiança de terem possibilitado que o município sediasse esse importante evento esportivo escolar. Água Boa é uma cidade receptiva, a comunidade vai fazer de tudo para bem receber. Que todos os atletas e professores representando suas escolas sejam bem-vindos, até sábado a cidade é de vocês”, pronunciou o prefeito.

Para o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura de Água Boa, Agnaldo Lansoni, a realização dos Jogos Escolares traz benefícios ao futuro dos jovens estudantes.

“Parabéns à Secel por revitalizar e incentivar o esporte no Estado de Mato grosso. É uma ótima maneira que incluir, oportunizar e colocar crianças e jovens no caminho certo. E quando isso se faz em parceria com a educação é melhor ainda, pois criamos possibilidades de aprendizado para um futuro promissor de nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal na abertura do evento.

Até o próximo sábado (03.08), quase 1.200 alunos atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, de 63 diferentes instituições de ensino competem pelos títulos de campeões mato-grossenses nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Todas as 97 equipes participantes venceram suas respectivas etapas regionais realizadas nas 10 regiões esportivas do Estado.

Na última semana foi disputada em Sorriso a etapa estadual com as equipes da categoria B, com jovens de 12 a 14 anos. As equipes campeãs nas fases estaduais garantem vagas para representar Mato Grosso nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a etapa estadual realizada em Água Boa coroa conquistas da Secretaria e das equipes que participam da competição escolar.

“Começamos a construir esse evento no início de janeiro deste ano. Para a Secretaria foi sempre um evento prioritário e, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado, só temos que comemorar e agradecer a sensibilidade do Governo por sua realização. Já rodamos o Estado inteiro realizando as etapas regionais e conseguimos chegar até aqui sempre com o apoio das gestões municipais, dos secretários de esporte locais, da população e dos professores de educação física. Parabéns a todas as equipes que chegaram até aqui. Vocês já mostraram a força que possuem, já foram campeãs regionais. Mas ainda falta um degrau, que começa hoje a ser alcançado. Excelentes jogos para todos e todas!”.

Jefferson Carvalho ao lado de servidores da Secel e do prefeito Mauro Rosa da Silva - Foto por: João Felipe-Secel/MT

Municípios representados na etapa estadual – categoria A:

Acorizal, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Apiacás, Barra do Garças, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Juína, Matupá, Nobres, Paranaíta, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Paranatinga, Querência, São José do Rio Claro, Sorriso, Sinop, Santo Antonio de Leverger Tapurah, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Torixoréu, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432470/visualizar/