Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 04 de Setembro de 2019 às 08:22
Por: Rodrigo Maciel Meloni - Ascom/Acrimat

    Imprimir


Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participa nesta quarta-feira (04.09) de evento de reforço da vacinação contra a brucelose com a vacina RB 51, usada como complemento no combate, controle e prevenção à doença. A ação ocorrerá na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, a partir das 13h30.

A vacina é utilizada em casos específicos. “Os pecuaristas continuam a ter a obrigação de utilizar a B19 em fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, e terão agora a RB 51 como um reforço no combate à Brucelose”, diz o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi.

A vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses de idade continua obrigatória e o produtor pode optar por utilizar a B19 ou a RB 51 mas “Recomendamos aos pecuaristas que fiquem atentos ao trabalho que iremos realizar na Embrapa, e que adotem essa vacinação de reforço, pois para conseguirmos erradicar o quanto antes essa doença em nosso estado recomendamos essa vacinação estratégica”, destaca Chico Manzi, responsável técnico da Acrimat que é membro do grupo gestor do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PCEBT).

O uso da vacina RB 51 somente será proibida em fêmeas gestantes e bovinos machos de qualquer idade e fêmeas com até 8 meses. Para declarar a vacinação é preciso apresentar o atestado de vacinação, emitido pelo médico veterinário cadastrado, e nota fiscal de compra da vacina.

A chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Janice Elena Ioris Barddal e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), Tadeu Mocelin, irão representar suas respectivas instituições no evento. Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT) também encaminharão representantes para participar da ação.

SERVIÇO

O que: Vacinação de reforço contra a brucelose – RB 51

Onde: Rodovia MT-222, Km 2,5, s/n - Zona Rural, Sinop – MT.

Quando: Quarta-feira (04.09), a partir das 13h30.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/432935/visualizar/