Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 17 de Setembro de 2019 às 18:29
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Com cinco títulos de campeão e quatro de vice-campeão, Mato Grosso foi a delegação com mais conquistas na etapa Regional Verde dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Palmas (TO), de 12 a 15 de setembro. As nove equipes do Estado estão agora classificadas para a etapa Nacional, que ocorrerá em novembro, na cidade de Blumenau (SC).

Foram quatro dias de emoção, alegrias e frustrações para 130 estudantes mato-grossenses, de 12 a 17 anos, que disputaram as modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. Campeões estaduais, os jovens atletas representaram Mato Grosso na fase Regional Verde da competição que contou com os sete Estados da Região Norte e mais o Distrito Federal, segundo colocado no número de títulos, com oito equipes classificadas.

Para Cristiano Fripp, treinador do handebol masculino da categoria A (de 15 a 17 anos), os bons resultados são reflexos da transparência oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) na organização da viagem da delegação mato-grossense.

“A Secel trabalhou sempre com a verdade, sendo transparente. A organização e a previsibilidade da Secretaria permitiram que as equipes se organizassem também de forma tranqüila. Para o esporte, especialmente na fase escolar, isso é muito importante”, destacou o técnico campeão em sua modalidade.

Organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), mais duas etapas Regionais habilitam as escolas representantes dos demais Estados para a final Brasileira da competição. Em Mato Grosso, as fases regionais e estaduais são realizadas pela Secel – que também fica responsável pela delegação do Estado nas etapas nacionais.

“O evento é maravilhoso. Temos muita confiança nos técnicos de nossos filhos e no pessoal do Governo do Estado que ajuda na organização. Estamos acompanhando e torcendo muito”, contaram Cristiane Padilha e Simone Ribeiro, mães dos atletas do futsal de 15 a 17 anos, Jordan e André, respectivamente. As duas superaram a distância e foram torcer pessoalmente por seus filhos na capital tocantinense.

Com instituições públicas e particulares de Barra do Garças, Cuiabá, Pedra Preta, Primavera do Leste e Sorriso, a participação nos Jogos mostrou ao país a qualidade do esporte escolar em Mato Grosso. Apesar de quatro das 13 equipes da delegação mato-grossense não terem passado para a fase nacional, todas conquistaram boas colocações na competição. Veja os resultados no final do texto.

Em outubro, estudantes que praticam esportes individuais disputam os títulos de campeões estaduais e as vagas para vivenciar a maior competição escolar do país, juntando-se ao grupo de equipes habilitadas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

“Agradeço demais por estar competindo. Sei que muitas meninas queriam estar em nosso lugar, chegar aonde nós chegamos, está sendo tudo muito bom. E vai ser ainda mais incrível no Brasileiro em Blumenau”, comemora Carla Cristina da Silva, autora de dois gols na partida que classificou a equipe de futsal feminino da categoria B (12 a 14 anos) para a fase nacional.

Destaques

A Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso, foi a instituição que mais se destacou na Regional Verde, em Palmas. Quatro equipes participaram dessa fase brasileira e três foram campeãs: basquete feminino (12 a 14 anos), handebol feminino (15 a 17) e handebol masculino (15 a 17). Além disso, a equipe de handebol masculino (12 a 14 anos) já havia conseguido a classificação direta para Blumenau 2019.

Já a Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, garantiu as vagas para a etapa nacional com as duas equipes que disputaram a Regional Verde: basquete masculino (12 a 14 anos) e vôlei feminino (15 a 17 anos).

Por Mato Grosso ter ficado entre os cinco primeiros colocados nas modalidades durante a competição nacional do ano anterior, outras duas equipes da categoria A (15 a 17 anos) também foram habilitadas de forma direta para a fase final na cidade catarinense: vôlei masculino, do Colégio Isaac Newton, em Cuiabá e basquete feminino, do Colégio Regina Pacis, em Sinop. Os dois times foram campeões da etapa estadual mato-grossense.

Regional Verde – resultados MT

Basquete feminino 12 a 14 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Basquete masculino 12 a 14 anos
Campeão: Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças

Basquete masculino 15 a 17 anos
3° lugar: Colégio Isaac Newton, de Cuiabá

Futsal feminino 12 a 14 anos
Vice-campeão: Centro de Ensino Aquarela, de Primavera do Leste

Futsal masculino 12 a 14 anos
6° lugar: E. E. Dez de Dezembro, de Pedra Preta

Futsal feminino 15 a 17 anos
4° lugar: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Futsal masculino 15 a 17 anos
Vice-campeão: Colégio Fato, de Cuiabá

Handebol feminino 12 a 14 anos
Campeão: Colégio Mãe Divina Providência, de Primavera do Leste

Handebol feminino 15 a 17 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Handebol masculino 15 a 17 anos
Campeão: Escola Estadual 13 de Maio, de Sorriso

Vôlei feminino 12 a 14 anos
3° lugar: Colégio Isaac Newton, de Cuiabá

Vôlei masculino 12 a 14 anos
Vice-campeão: Centro Educacional Maria Auxiliadora-CEMA, de Cuiabá

Vôlei feminino 15 a 17 anos
Vice-campeão: Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças

Crédito das fotos: Alexandre Loureiro/COB





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/433114/visualizar/