Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 07 de Novembro de 2019 às 06:49
Por: Carlos Gustavo Dorileo/Olhar Direto

    Imprimir


A proposta de fusão de municípios com baixa sustentabilidade financeira sugerida pelo Governo Federal preocupou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM). O parlamentar considera que a iniciativa será ruim para Mato Grosso, que pode ser atingido em pelo menos 30 cidades.

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (06), após a sessão ordinária, Botelho alertou sobre a necessidade da criação de uma força-tarefa junto à bancada federal de Mato Grosso e de governadores para não deixar a ideia prosperar.



“Temos que mobilizar a bancada federal e conversar com governadores. Acho que isso não vai prosperar no Congresso. Tenho essa convicção pois o impacto será muito grande. Lutamos para criar esses municípios que já estão estruturados, funcionando e acabar com eles, hoje, seria um retrocesso. Acredito que o Congresso vai ter sensatez, sensibilidade e não vai aprovar isso”, afirmou o presidente.



O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, também criticou proposta do governo Jair Bolsonaro (PSL) que prevê que essas cidades sejam incorporadas por municípios vizinhos.



A ideia integra pacote de medidas do Governo Federal para alterar a Constituição e tentar melhorar a situação das contas do setor público. Além disso, o governo pretende restringir a criação de novos municípios.



Segundo a assessoria da AMM, lideranças municipalista já estão se articulando com os dirigentes da Câmara e do Senado para tratar sobre a proposta do governo. O senador Wellington Fagundes, que integra uma das Frentes de Defesa dos Municípios, já está conversando com as lideranças municipalistas. Da mesma forma o deputado Silvio Costa, da Frente do Novo Pacto Federativo, também está trabalhando junto com os deputados, no sentido de discutir exaustivamente esta proposta.




Veja a lista das cidades com menos de 5 mil habitantes:


Araguaiana - 3.100 pessoas



Araguainha – 935 pessoas



Canabrava do Norte – 4.743 pessoas



Conquista D'Oeste - 4.038 pessoas



Figueirópolis D'Oeste - 3.494 pessoas



Glória D'Oeste - 3.026 pessoas



Indiavaí - 2.752 pessoas



Itaúba – 3.802 pessoas



Luciara – 2.077 pessoas



Nova Nazaré – 3.849 pessoas



Nova Brasilândia – 3.829 pessoas



Nova Marilândia - 3.278 pessoas



Novo Horizonte do Norte – 4.004 pessoas



Novo Santo Antonio – 2.640 pessoas



Nova Guarita – 4.519 pessoas



Nova Santa Helena - 3.718 pessoas





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/433782/visualizar/