Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Maio de 2020 às 17:48
Por: Metrópoles

    Imprimir


O resultado de uma pesquisa publicada na revista especializada Fertility & Sterility trouxe à tona novamente a pergunta: o coronavírus pode ser transmitido por contato sexual?

Pesquisadores dos Estados Unidos e da China avaliaram amostras de sêmen de 34 homens com quadros leves e moderados da Covid-19 e, em nenhuma delas, o Sars-CoV-2 foi encontrado. Seria uma evidência de que não existe transmissão sexual do coronavírus, apesar dos pesquisadores fazerem a ressalva de que o estudo foi realizado com um número pequeno de pessoas e que os pacientes com quadros graves da doença, com carga viral mais alta, não participaram.

“Se o vírus está nos testículos, mas não no esperma, ele não pode ser transmitido sexualmente”, afirmou o doutor Jingtao Guo, que trabalhou na pesquisa, à Fertility & Sterility.

Mas o que isso muda na sua vida prática em meio à pandemia da Covid-19? Nada. O novo coronavírus se espalha através da tosse, espirros e beijos. Como a relação sexual exige o contato íntimo – e portanto o risco de contágio – não é recomendado quebrar o jejum caso não se esteja em uma relação fixa com alguém, convivendo na mesma casa. É importante lembrar que uma parte das pessoas que têm e transmite o vírus é assintomática.

Apesar de o Sars-CoV-2 não ter sido encontrado nas amostras de sêmen dos pacientes, os cientistas não excluíram a possibilidade de ele alcançar os testículos onde os espermatozoides são formadas. Se isso for confirmado, significa que o coronavírus pode causar danos de longo prazo à saúde reprodutiva do homem.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/435506/visualizar/