Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 10 de Agosto de 2020 às 07:15
Por: Malu Sousa/Da Assessoria

    Imprimir


Divulgação

Os grupos de Siriri e Cururu, do segmento cultura popular folclore e artesanato, conquistaram uma vaga importante no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Os grupos se organizaram e se mobilizaram para eleger o jovem Avinner Augusto, um nome expressivo e atuante no cenário estadual, nacional e até internacional. Ele é diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, neto da Doutora em Cultura Popular, Domingas Leonor. Desde a sua infância, tem trabalhado e lutado pelo reconhecimento e o fortalecimento dos grupos de Siriri e Cururu. Ele ocupará uma das cadeiras mais representativas, para um mandato de dois anos, no Conselho.

Na sua opinião, é uma caminhada que se constrói a exemplo da essência do Siriri e o Cururu. Segundo ele, não se canta e não se dança sozinho. “Com o apoio e luta do meu povo, vencemos esta eleição, mostrando que a cultura popular cuiabana está unida em busca de transformações. Minha gratidão a todos do segmento pelo apoio expressivo e verdadeiro”, disse ele. Dedico este momento a minha maior referência na cultura e na vida, minha vó Domingas, a minha família e a minha comunidade, todos que me apoiaram neste novo desafio.

Além do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, também recebeu dos grupos de Siriri Flor do Campo, da Associação de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó, Voa Tuiuiú, Flor de Atalaia, Flor Serrana, Siriri Elétrico, Coração Tradição Franciscano, Raízes Cuiabanas, Tradição Coxiponés e Incluarte, notadamente o apoio de renomados Mestres da Cultura Cuiabana. “Esta é uma conquista coletiva, pois assim somos, como essência na cultura popular. Agradeço a comissão eleitoral, apesar das adversidades encontradas no percurso, buscaram de alguma forma atender os nossos anseios. Tudo é aprendizagem”, argumentou.

Processo Eleitoral - Através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foi concluído na sexta-feira, o processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Em razão da pandemia, tanto as inscrições quanto a eleição, foram realizadas de maneira direta e virtual. A novidade este ano, é que a eleição aconteceu de forma segmental, onde cada grupo reuniu e elegeu o seu representante.

Pelo menos oito segmentos da cultura participaram. A formação do novo Conselho possibilitará a definição de políticas públicas e ações conjuntas para trabalho de forma democrática, ouvindo as demandas da sociedade, além de possibilitar mais investimentos nos setores da cultura. A mudança foi benéfica para aprimorar o processo e qualificar democraticamente a participação da sociedade e produtores culturais. O Conselho, como órgão deliberativo consultivo, ajuda a definir a política cultural e também a aplicação de recursos do Fundo Municipal de Cultura.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/437531/visualizar/