Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 04 de Setembro de 2020 às 10:18
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


Os artistas Caio Ribeiro e Henrique Santian lançam, na próxima segunda-feira (7), a exposição “Atenção A Tensão”, projeto realizado com apoio da Coordenação de Cultura e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e que traz as queimadas em Mato Grosso como tema. A mostra é fruto de uma imersão que começou ainda em 2019.

Segundo Caio, Henrique o convidou para construir um poema visual sobre uma série de imagens que ele pretendia lançar. “Quando ele (Santian) me chamou pra escrever um poema visual sobre umas imagens que tinha me enviado, fiquei encantado! As imagens eram muito fortes” conta. Segundo ele, as primeiras imagens recebidas eram compostas por uma técnica de sobreposição, que unia imagens de guerreiros do Xingu com as queimadas no cerrado.

A partir deste primeiro ponto os artistas começaram a trabalhar em cima da criação de uma poética que mostrasse a potência destrutiva do fogo, mas utilizassem os saberes do Xingu para reinterpretar este momento.

“O povo do Xingu é muito sábio. Eles querem viver em um mundo onde não há destruição. O fogo para eles é um ciclo natural, é uma fonte de poder. Mas do jeito que está acontecendo, está sem controle, está matando” comenta Henrique Santian, foi para o Xingu fotografar os rituais indígenas.

A exposição iria ser lançada no início do ano no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), e tinha, ainda, uma parceria com o Museu do Índio do RJ e um grande acervo de arte indígena do Centro Cultural Ikuyapá. Com a pandemia, no entanto, tudo migrou para o mundo virtual.

“Quando a pandemia começou, foi exatamente na semana que íamos abrir a exposição. Já estava com quase tudo pronto. Pensamos muito e decidimos migrar tudo para o ambiente virtual. Muita coisa fica de fora, mas muita coisa nova aparece” conta Caio Ribeiro.

O interesse pelas queimadas é algo que acompanha Santian há muito tempo. Ele é voluntário do Parque Nacional e já cobriu diversas ações do ICMBio contra os incêndios. “Este fogo é um fascínio. Para a exposição, criamos imagens muito poéticas, seres do cerrado em chamas e cinzas. São figuras de uma nova mitologia surgindo”, comenta.

A mostra é gratuita, e além das imagens inéditas e um vídeo-arte produzido pelos artistas, conta ainda com um bate-papo comentando sobre as experiências de produção e da criação das poéticas.

A estreia será dia 07/09, no horário pontual de 19h07 (horário de Cuiabá). Ela acontecerá vias redes sociais, onde o link será compartilhado para que as pessoas possam acessar os conteúdos.

O site só poderá ser acessado no momento do lançamento: https://atencaoexpo.wixsite.com/abertura





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/437926/visualizar/