Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 11 de Agosto de 2012 às 09:03

    Imprimir


Em pouco mais de um mês a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) fez o registro de 16 casos de agressão contra agentes de trânsito, os populares “Amarelinhos”. O número fez com que o órgão pedisse ajuda ao Ministério Público Estadual (MPE), além da intervenção das polícias Civil e Militar, para ter mais celeridade no atendimento aos chamados dos agentes, bem como no encaminhamento dos processos.

Paralelo a isso, a pasta já avalia a possibilidade de adoção de uma arma não letal pelos agentes. A medida ainda está em fase de estudo. A SMTU tem buscado informações em cidades que já usam o sistema para verificar que tipo de equipamento pode ser adquirido. Entre os avaliados estão armas de choque ou spray de pimenta.

O caso mais recente de agressão a um agente ocorreu há uma semana, quando um motociclista foi autuado por parar em cima da faixa de pedestres. Além de usar palavras de baixo calão para ofender os agentes, ele tentou agredi-los e foi impedido por um policial civil que passava no local.

A situação mais grave, no entanto, foi registrada no início do mês passado, quando um motorista atingiu um agente na cabeça com uma marreta. O caso é tratado como tentativa de homicídio e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Outra medida que deve auxiliar na segurança dos amarelinhos é a integração da SMTU ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp).

Com a integração, os agentes de trânsito serão destacados para trabalhar no centro em duplas e ficarão visíveis as 100 câmeras espalhadas pela Capital. Além de fazer o monitoramento do trânsito com as imagens, eles estarão atentos aos casos de agressão aos amarelinhos que trabalham nas ruas. Assim, podem informar a polícia no momento da agressão, diminuindo o tempo de espera por apoio.

A primeira reunião entre o secretário Josemar de Araújo Sobrinho e o tenente coronel Henrique de Souza, que comanda o Ciosp, ocorreu ontem. A tendência, segundo a assessoria da SMTU, é que o contrato seja assinado ainda hoje. (LN)




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/43927/visualizar/