Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 12 de Dezembro de 2020 às 12:13
Por: Wesley Santiago/Olhar Direto

    Imprimir


Instituto Nex/Divulgação

A onça-pintada Amanaci, resgatada durante incêndio que atingiu o Pantanal, em Poconé (104 quilômetros de Cuiabá), se curou após mais de 70 dias em tratamento contra as queimaduras que sofreu. Porém, sua rotina nunca mais será a mesma, uma vez que sofreu danos permanentes na pata, que a impedem de sobreviver em seu habitat natural, a natureza.


Curada das feridas, a onça finalmente voltou a caminhar sem as botas que protegiam suas queimaduras. A onça-pintada, que pesa aproximadamente 60 kg, foi uma das centenas de animais resgatados pelo Instituto Nex nos incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos meses.

Na última quarta-feira (9) a equipe de veterinários fez sua última captura, na qual foi feita anestesia e um último curativo nas patas queimadas, quando, então, observaram a possibilidade de alta para o animal.

“Conseguimos observar que ela teria condição de mudar para um recinto novo e terminar essa cicatrização, já estava bem superficial essa ferida. Em um recinto novo, teria mais qualidade de vida para ela”, explicou o veterinário Thiago Luczinski.

De acordo com o veterinário responsável pelo tratamento de Amanaci, o novo recinto foi todo planejado para a recuperação do animal, e a felina se adaptou muito bem ao local.

“Ela retornou da anestesia já em um novo recinto, planejado para ela, todo gramado, com uma piscina que ela vai afundando devagar, para ela ter condição de sair sem se machucar. O estado geral dela é excelente, ela se alimenta muito bem, é ativa. No dia que a gente soltou, ela andou uma boa parte do local, estranhando um pouco por estar pisando na grama com os pés bastante sensíveis ainda, mas andou em tudo”, afirmou Thiago.

A boa notícia foi comemorada na internet por milhares de usuários que acompanham a recuperação da onça-pintada, desde seu resgate até o início do tratamento.

“Trazemos boas notícias! Nossa menina Amanaci, o maior símbolo de força e resiliência deste ano, está de alta! Na foto, Amanaci caminhando pela primeira vez sem as 4 botinhas, depois de mais de setenta dias de tratamento, em um recinto com grama! Gratidão a todos que nos ajudaram nesta luta! Vida longa Amanaci! Seguimos lutando por todas elas! Juntos, somos mais fortes!”, divulgou o Instituto Nex em sua página na internet.

Apesar da recuperação das feridas causadas pelo fogo, infelizmente, a onça-pintada Amanaci não tem mais condições de voltar a viver livre na natureza, já que perdeu funções que a impedem de executar funções básicas para sua sobrevivência, como caçar e escalar, explica o veterinário Thiago Luczinski.

“Ela não vai poder voltar para a natureza porque ela perdeu os tendões que expõem as garras; foram todos queimados. Por causa disso, ela não consegue caçar, escalar, não expõe mais as garras; com isso ela não volta mais para a natureza.” (Com informações da CNN





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/439640/visualizar/