Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Janeiro de 2021 às 15:02

    Imprimir


Mato Grosso registrou 57,1% de ausências no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (17). Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que 56.498 pessoas faltaram o primeiro dia de provas.

Ao todo, 98.924 pessoas se inscreveram para participar do exame em Mato Grosso. O valor coloca o estado no oitavo lugar das unidades federativas com menor número de inscritos para o teste.

A baixa participação no exame em Mato Grosso segue como sendo um reflexo do panorama nacional. Nesta edição do Enem, realizada em meio ao agravamento da pandemia da covid-19, 51,5% de pessoas faltaram ao exame em todo país.

O valor é o maior da história do Enem, superando até mesmo o recorde de 2009, quando o índice de faltas foi de 37,7%.

Realização do exame já havia sido adiada, uma vez que o Enem, tradicionalmente, é feito no final do ano. À época, o adiamento da prova foi tema de discussão, o que fez com que o teste fosse remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro.

Em comunicado oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, não comentou sobre o elevado número de ausências na prova. Antes disso, o gestor se reservou a dizer que a realização da prova durante a pandemia foi algo "vitorioso".

"Pude ver, em meio a essa pandemia que vivemos, as coisas caminharem muito bem durante a aplicação. Gostaria de qualificar o Enem, no meio da crise sanitária, como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes. Não atrasamos a educação brasileira", afirmou o ministro.

Além do alto número de abstenções em todo país, 69 participantes foram afetados diretamente por ocorrências adversas como emergências médicas, interrupção de energia, problemas com abastecimento de água e outros impedimentos durante o exame.

No grupo dos eliminados, 2.967 pessoas tiveram suas provas invalidadas por descumprirem as regras da prova, como portar equipamento eletrônico, sair antes do horário ou não respeitarem as medidas de biossegurança.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/439962/visualizar/