Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 15 de Fevereiro de 2021 às 15:36
Por: Assessoria

    Imprimir


- Foto por: Divulgação

A | A

Neste ano em que completa 40 anos de carreira profissional, Sarah Jane Ereio Venâncio colhe os frutos de uma trajetória sólida, marcada pela entrega total à dança e laureada de muitas conquistas, tanto na formação de bailarinos, quanto na produção de espetáculos de dança e teatro.

A artista e produtora residente em Rondonópolis (MT) será homenageada pelo projeto “Sarah Jane Venâncio - uma referência na história da dança em Mato Grosso”, que foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Leia Aldir Blanc. Os eventos artísticos do projeto, que está em fase de produção, serão realizados entre fevereiro e abril deste ano.

De notabilidade na cena cultural local e estadual, Sarah Jane é bailarina, coreógrafa e professora. Na programação da homenagem constam o lançamento de um filme documentário de curta-metragem, a exibição de três peças de videodança, uma exposição fotográfica e apresentações artísticas e performances com atores e bailarinos, que vão contar a história de 40 anos de sua carreira.

Além disso, como ação social do projeto, a homenageada vai contemplar estudante de 8 a 13 anos com 50 bolsas de estudos para o curso de ballet clássico. Os beneficiados são alunos da escola estadual Professora Edith Pereira Barbosa, que leva o nome de sua mãe, falecida em 2009.

Segundo Sarah, a ação social depende ainda do retorno dos alunos às aulas presenciais e da avaliação das normas e condições para a realização dessas aulas no espaço da escola.

“Assim que for possível iremos divulgar. Eu mesma estarei ministrando essas aulas oferecendo a oportunidade para as crianças participarem do espetáculo Além do Arco Iris, caso elas queiram e os pais dêem apoio”, explica a professora.

Consciente de sua referência para quem quer fazer da dança uma profissão ou simplesmente uma expressão da vida, a artista relembra com orgulho da bem-sucedida carreira de mais de quatro décadas, iniciada em 1977, quando ainda tinha oito anos de idade.

“Ao receber essa homenagem o primeiro sentimento é de gratidão, pois ao rever as memórias registradas através de imagens, matérias jornalísticas, fitas de VHS, DVDs e outros, vejo o quanto Deus me sustentou durante toda minha trajetória e desafios propiciando oportunidades para minha capacitação”, conta Sarah.

A iniciativa de fazer a homenagem partiu da bailarina e professora Priscila Hungaro. Além de ser proponente do projeto, ela é uma das inúmeras alunas, formadas em dança sob a instrução disciplinar da mestre Sarah Jane ao longo destas últimas décadas.

“Considerando o quanto temos de carência de registros históricos sobre a arte e a cultura em especial do setor da dança e vendo a oportunidade de homenagear a professora Sarah Jane Venâncio por tantos anos dedicados ao ensino e a formação de vários artistas, incluindo eu, decidi optar por elaborar este projeto. Estou feliz com essa oportunidade e espero que ela também”, diz Priscila, que começou a estudar dança aos 9 anos de idade com a professora Sarah Jane, por meio do projeto Arte Cidadã e hoje é proprietária de uma escola de dança em Alto Garças.

Com a experiência de quem já levou a magia de seus movimentos a palcos brasileiros, Sarah Jane Venâncio fala da dança como janela para a reflexão e uma maior valorização das riquezas humanas e profissionais.

“Fico feliz em ver que os arquivos poderão deixar um registro histórico de uma parte do que foi realizado em Rondonópolis, no legado artístico e cultural entre 1977 a 2020”, relembra a mestra da cultura.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/440518/visualizar/