Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 26 de Fevereiro de 2021 às 08:54
Por: Cafeína Conteúdo

    Imprimir


Ferramenta essencial na formação educacional dos estudantes, o livro didático reúne as informações necessárias para o desenvolvimento do conhecimento, em todas as etapas da educação, desde o ensino fundamental até os superiores. No Brasil, a obra educativa é celebrada anualmente com uma data, comemorada neste sábado (27.02), o Dia Nacional do Livro Didático.

A importância do livro didático se deve ao fato de ser um meio de facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante. O material pedagógico também contribui para que os professores criem mecanismos e sequências para o ensino, evitando que os conteúdos sejam dispersos. Além disso, representa uma fonte de consulta confiável, tanto para os educadores quanto para os alunos.

Com o intuito de incentivar a leitura, o Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, criou o projeto Leitura Fort, em vigor em todas as unidades do país, através de “Casinhas de Leitura”, em que apoia o hábito da leitura e o compartilhamento. A iniciativa está presente nas três unidades da rede em Mato Grosso, localizadas em Cuiabá e Várzea Grande. “As casinhas” ou espaços funcionam como uma biblioteca livre, onde os clientes de todas as idades podem pegar livros e contribuir com doações de exemplares.

“Esses espaços são opções para a comunidade interagir com o hábito da leitura, compartilhar e exercer a cidadania, contribuindo com doações de livros. São aceitos exemplares de todas as espécies, inclusive os didáticos que não são mais utilizados, mas que podem ser de grande valia para outras pessoas”, frisa a coordenadora de Marketing Regional do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte.

Para participar do projeto, basta procurar pela casinha nas unidades Fort Atacadista, geralmente localizadas na entrada dos estabelecimentos. O consumidor escolhe um livro de sua preferência, leva para casa e, depois de lido, devolve para a loja. A rede também recebe exemplares como doações e lembra que redobra a higienização desses materiais para garantir o bem-estar dos clientes.

História
Conforme estudos, há registros que comprovam que o livro didático é utilizado no Brasil desde 1820 e foi impulsionado com a Independência do país. Já a distribuição iniciou-se em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro, lançado com fins de produção editorial de materiais didáticos.

Em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado e, com ele, o governo assumiu a responsabilidade pela compra e pela distribuição das obras didáticas para os alunos da rede pública de ensino.

O Fundo Nacional da Educação (FNDE) aponta que todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes. Já o Ministério da Educação (MEC) divulga que investe cerca de R$ 1,9 bilhão anualmente em obras didáticas.

Em Mato Grosso, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas nos seguintes endereços:
Loja 120 - Avenida Miguel Sutil 3945, Areão, Cuiabá
Loja 90 – Avenida Fernando Corrêa da Costa, 5150, Vista Alegre, Cuiabá
Loja 95 – Avenida da FEB, 525, Alameda, Várzea Grande





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/440853/visualizar/