Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Junho de 2021 às 06:13
Por: Istoé

    Imprimir


Christiano Antonucci/Secom-MT
Especialistas alertaram que o Reino Unido pode enfrentar uma terceira onda de casos devido à variante Delta - AFP
Especialistas alertaram que o Reino Unido pode enfrentar uma terceira onda de casos devido à variante Delta - AFP

Apenas uma cepa da variante Delta da covid-19, detectada pela primeira vez na Índia, ainda é considerada “preocupante”, enquanto as outras duas foram rebaixadas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (1º).

A variante B.1.617, rebatizada de Delta e considerada parcialmente responsável pelo surto da pandemia na Índia, se espalhou para mais de 50 territórios, com três cepas diferentes.

A OMS disse no mês passado que toda a variante era “preocupante”, mas nesta terça-feira esclareceu que apenas uma cepa deve ser considerada como tal.

“Tornou-se aparente que mais riscos para a saúde pública estão atualmente associados com a B.1.617.2, enquanto taxas de transmissão mais baixas foram observadas com as outras linhagens”, relatou a OMS em sua atualização epidemiológica semanal sobre a pandemia.

A B.1.617.2 permanece uma preocupação, junto com três outras variantes do vírus, consideradas mais perigosas do que a versão original porque são mais contagiosas, letais ou porque as vacinas podem não proteger contra elas.

A OMS atribuiu letras gregas na segunda-feira aos nomes científicos das diferentes variantes, como Alpha, Beta, Gamma ou Delta para o caso de B.1.617. O objetivo é evitar nomes “estigmatizantes e discriminatórios” para os países e territórios onde apareceram.

“Continuamos a ver um aumento acentuado da transmissibilidade e um número crescente de países com surtos ligados a esta variante”, afirma a OMS, que considera “prioritária” a realização de “novos estudos” sobre o seu impacto.

Uma nova variante híbrida, relatada pelas autoridades de saúde vietnamitas no sábado, parece ser uma variante da Delta, disse a Dra. Maria Van Kerkhove, gerente técnica da luta contra a covid-19 na organização nesta terça-feira.

“Sabemos que a B.1.617.2, da variante Delta, aumentou a transmissibilidade, o que significa que pode se espalhar mais facilmente entre as pessoas”, frisou.

A cepa B.1.617.1 foi rebaixada para a categoria de “variante de interesse” e foi denominada Kappa.

Com relação a B.1.617.3, a OMS não a considera mais interessante e não lhe atribuiu uma letra grega.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443564/visualizar/