Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 11 de Agosto de 2021 às 16:24
Por: Dayanne Santana | Secel-MT

    Imprimir


Clovis Matos é homenageado como mestre da cultura mato-grossense

A | A

A vida e as andanças do criador do projeto Inclusão Literária em Mato Grosso, Clovis Matos, ganharam as páginas de um livro. A obra literária “Vovô Clovis: o espalhador de livros” será lançada nesta quinta-feira (12.08), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. O projeto foi contemplado no edital “Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto proposto por Rosiceli de Arruda (Madona) narra as contribuições de Clovis, que também é conhecido como Papai Noel Pantaneiro. Há mais de uma década ele incentiva crianças e jovens a gostar de livros, a adquirir o hábito de leitura, a bordo da Furiosa, Branquinha e Lobo Guará, veículos que o levaram e ainda o transportam para diversos cantos de Mato Grosso e outros Estados.

A biografia foi escrita pela professora e escritora, Anna Maria Ribeiro Costa e conta com ilustrações da artista visual Ruth Albernaz. O livro foi publicado pela editora Entrelinhas. Anna Maria destaca que o processo de escrita se deu durante a pandemia do novo coronavírus, com reuniões online com Clovis.

“Os primeiros encontros foram em torno de seus dados biográficos: sua infância em São Gonçalo do Abaeté junto aos seus pais Bolivar e Iracema e seus sete irmãos. Depois em Uberaba, São Luís de Montes Belos, Iporá, Goiânia até chegar em Cuiabá”.

A história de Clovis é narrada por uma menina traquina de cabelos longos e ondulados. O livro percorre desde a escolha profissional, sua passagem pelo curso de Engenharia Elétrica até sua formação em História; seus encontros com diversas personalidades como Marília Beatriz, Luciano Huck e tantas outras pessoas; a vida em família com Martha e as filhas Maíra e Luíza, e a netinha Júlia.

Para Anna Maria “o ponto culminante das tardes encantadas de sextas-feiras foi identificar nas lembranças de Clovis a circunstância em que os livros passaram a fazer parte de seu dia a dia. Identificar o momento em que se apegou aos livros e, de ora em diante, não os largou mais”. O livro é dedicado à Júlia (neta de Clovis Matos) e às crianças e jovens tocados pelo projeto Inclusão Literária.

Serviço

Lançamento do livro “Vovô Clovis: o espalhador de livros”

Data: 12 de agosto de 2021

Horário: 19h

Local: Cine Teatro Cuiabá, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247 – Centro, Cuiabá-MT





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.reporternews.com.br/noticia/445478/visualizar/